CORPO-MENTE, AFETOS E EDUCAÇÃO

ENCONTROS SPINOZIANOS

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Autores

  • Huanderson Barroso Lobo Universidade Federal do Amazonas https://orcid.org/0000-0003-0910-6285
  • José Vicente de Souza Aguiar Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i6.619

Palavras-chave:

Imanência, Conhecimento, Corpo, Educação Formal

Resumo

O artigo foi motivado por afecções spinozianas, sobretudo mediante o encontro com sua obra Ética. Na sua trajetória de discussão, a temática Educação não aparece como preocupação explícita; porém, observamos que ele procurou pensar a vida por meio do modo corpo na imanência, cujo conhecimento é o mais potente dos afetos. Ao entendermos que a vida se faz também pela educação, buscou-se estabelecer a relação entre corpo, mente, conhecimento, afeto e educação. Conclui-se que no processo de Educação, seja escolar, seja no mundo da vida, o corpo aluno precisa ser envolvido em encontros adequados, alegres, a fim de que lhe aumente a potência de ser, pensar e agir.

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Biografia do Autor

Huanderson Barroso Lobo, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Amazônia da Universidade Federal do Amazonas.

 

 

José Vicente de Souza Aguiar , Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Amazonas (1993), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela mesma Universidade (2000), Especialização em Políticas Governamentais, Desenvolvimento Sustentável pela Universidade do Estado do Amazonas e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de pesquisa e ensino de História. Desenvolve a partir do campo teórico fenomenológico com aproximações aos estudos pós-estruturais na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase para as seguintes temáticas: escola e bens culturais; processos educativos em espaços escolares e não escolares com foco para as pedagogias culturais; saberes tradicionais; fundamentos epistêmicos do ensino de ciências; narrativas emergidas do saber moderno sobre os povos indígenas e não indígenas na Amazônia. Atualmente é professor da Universidade do Estado do Amazonas, encontra-se atuando na graduação de pedagogia e no Mestrado em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia- UEA, no doutorado Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática- Reamec e no doutorado em Educação em Educação na Amazônia - EducaNorte.

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Publicado

2023-11-19

Como Citar

Lobo, H. B., & Aguiar , J. V. de S. (2023). CORPO-MENTE, AFETOS E EDUCAÇÃO: ENCONTROS SPINOZIANOS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(6), 39–60. https://doi.org/10.56579/rei.v5i6.619

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