PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES COM O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Visualizações: 333

Authors

Keywords:

Mídias Digitais; Pandemia; Ensino Remoto; Professores; Tecnologias

Abstract

A sociedade contemporânea tem passado por processos de mudanças constantes, sendo que uma das marcas mais notáveis dessas mudanças tem sido a utilização das tecnologias digitais nas mais diversas áreas da sociedade e da atividade humana, incidindo inclusive na área educacional. Com a pandemia do novo Coronavírus em 2020, acelerou ainda mais esse processo de inserção das tecnologias e mídias digitais aplicadas ao ambiente escolar. O isolamento social e a suspensão das atividades presenciais de ensino tornaram necessária a adoção do ensino remoto como medida de distanciamento social, e como alternativa para que as escolas brasileiras continuassem com suas atividades, desafiando assim toda a comunidade escolar a se adaptar ao novo contexto social. Nessa perspectiva, o presente artigo tem por objetivo identificar e analisar as diversas percepções que os professores tiveram em relação ao acesso e domínio das tecnologias e mídias digitais, frente ao cenário pedagógico estabelecido de forma emergencial pelo ensino remoto. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório, bem como a utilização de referencial teórico para levantar as informações.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. A tecnologia precisa estar na sala de aula. Revista nova escola. São Paulo: Ed. Abril, Jun./Jul. 2010.

ANTONIO, José Carlos. A escola nativa digital e seus professores órfãos pedagógicos. In:

Professor Digital, SBO, 17 fev. 2014

BELLONI, Maria Luíza; BÉVORT, Evelyne; Mídia-Educação: conceitos, história e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, vol. 30; 2009.

BELLONI, Maria Luíza. O que é mídia-educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 01 Dez. 2022.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25 Nov. 2022.

BRASIL. MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/12 noticias/acoesprogramas-e-projetos-637152388/89051-cne-aprova-diretrizes-para-escolas durante-apandemia. Acesso em: 10 Nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 15 Nov. 2022.

BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2, de 10 de dezembro de 2020. Publicado no D.O.U n. 237 de 11/12/2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2020-pdf/167141rcp002-20/file. Acesso em: 12 Nov. 2022.

CARVALHO, Paulo Sérgio de. Interação entre humanos e computadores: uma introdução. São Paulo: Educ, 2000.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

Conselho Nacional de Educação (CNE). Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/component/content/article/12-noticias/acoes-programas eprojetos637152388/89051-cne-aprova-diretrizes-para-escolas-durante apandemia?Itemid=164. Acesso em: 05 Nov. 2022.

CORDEIRO, K. M. A. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020. Disponível em: https://dspace.sws.net.br/jspui/handle/prefix/1157. Acesso em: 15 Out. 2022.

FERNANDES, Leonardo Nascimento. A Sociologia Digital: um desafio para o século XXI. Porto Alegre, 2016.

FREITAS, Maria Teresa. Letramento digital e formação de professores. Educ. rev., Belo

Horizonte, v. 26, n. 3, p. 335-352, Dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300017. Acesso em 20 Out. 2022.

KALINKE, Marco Aurélio. Para não ser um professor do século passado. Curitiba: Gráfica Expoente, 1999.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2008.

DORIGONI, Gilza Maria Leite; SILVA, João Carlos. MÍDIA E EDUCAÇÃO E O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO TRABALHO ESCOLAR: DA REFLEXÃO PARA A

PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2007. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_gilza_maria_l eite_dorigoni.pdf. Acesso em: 25 Out. 2022.

Fantin, Monica. Mídia-educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos. INTERCOM, 2007.

MAIGRET, Éric. Sociologia da comunicação e das mídias. Editora Senac São Paulo, 2010.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Redes Sociais In: Martino, Luís Mauro Sá. Teoria das Mídias Digitais. Petrópolis, Vozes, 2015.

MAXIMO, Maria Elisa. No desligar das câmeras: experiências de estudantes de ensino superior com o ensino remoto no contexto da Covid-19. Civitas revista de ciências sócias. Mai. 2021.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. O que é a Covid-19? Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus. Acesso em: 16 Nov. 2022.

MORAN, José Manuel. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007.

OLIVEIRA, J.N.V.; OLIVEIRA, M. A. mídia e educação no universo escolar: discutindo o uso do computador na prática pedagógica, Revista Ensino Interdisciplinar, v. 3, nº. 07, Janeiro/2017 UERN, Mossoró, RN.

REIS, L. G. Produção de Monografia da teoria à Prática: O Método Educar pela pesquisa (MEP).4. ed. Brasília: Senac-DF, 2012.

SEGATA, Jean. A colonização digital do isolamento. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre Rio Grande do Sul Brasil, 2020.

SELWYN, Neil. O que queremos dizer com “educação” e “tecnologia”?; Edição para Kindle. Londres: Bloomsbury, 2011.

Published

2023-03-30

How to Cite

Mello, A. (2023). PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES COM O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA . Interdisciplinary Studies Journal, 5(1), 88–100. Retrieved from https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/453

Similar Articles

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.