EDUCAÇÃO AMBIENTAL: HISTÓRICO, PERSPECTIVAS E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO MUNICÍPIO DE SÃO BORJA, RS
Visualizações: 389Keywords:
Políticas Públicas; Desenvolvimento Sustentável; Meio Ambiente; Educação.Abstract
O objetivo deste artigo foi compreender o surgimento da Educação Ambiental, analisar o contexto no qual foi inserido, bem como destacar as atividades que estão sendo desenvolvidas no Município de São Borja, RS. A pesquisa possui abordagem qualitativa do tipo exploratória, desenvolvida em um estudo bibliográfico e levantamento de dados. A expressão “Educação Ambiental” foi empregada pela primeira vez em 1965, e somente na Conferência de Estocolmo (1972) foram deliberados os temas referente a visão do ambiente sob a perspectiva da educação. No Brasil, esse movimento foi um pouco mais tardio, somente ocorrendo na década de 90, a partir da Rio-92, onde foi elaborada a Agenda 21, que abordou a proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Com base em documentos fornecidos pela Secretaria de Educação de São Borja, observou-se que o Município tem enfrentado dificuldades no cumprimento de Políticas Públicas de Meio Ambiente, mas com ações de sensibilização, e com a participação ativa da Comunidade Escolar, pôde-se verificar que a implantação e efetivação dessas políticas já iniciaram. Assim, evidencia-se que, apesar de alguns avanços, as políticas públicas para a Educação Ambiental carecem de maior articulação entre os setores governamentais e não governamentais, para que políticas específicas sejam efetivamente implementadas.
Downloads
References
ALMEIDA, Ricardo; SCATENA, Lucia Marina.; DA LUZ, Mario Sérgio. Environmental Perception And Public Policies – Dichotomy And Challenges To The Development Of A Sustainability Culture. Revista Ambiente & Sociedade, v. XX, n. 1, 2017. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/asoc/v20n1/1809-4422-asoc-20-01-00043.pdf>. Acesso em: 10 Out. 2020.
ARNALDO, Maria Aparecida; SANTANA, Luiz Carlos. Políticas públicas de educação ambiental e processos de mediação em escolas de Ensino Fundamental. Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 24, n. 3, p. 599-619, 2018. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v24n3/1516-7313-ciedu-24-03-0599.pdf>. Acesso em: 12 Out. 2020.
BARBIERI, José Carlos; SILVA, Dirceu da. Desenvolvimento sustentável e educação ambiental: uma trajetória comum com muitos desafios. Revista de Administração Mackenzie (Online), São Paulo , v. 12, n. 3, p. 51-82, 2011. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1678-69712011000300004&script=sci_abstract&tlng=pt > . Acesso em: 12 Out. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9795/99: Política Nacional de Educação Ambiental. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1999. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>.
CORDANI, Umberto Giuseppe; MARCOVITCH, Jaques; SALATI, Eneas. Avaliação das ações brasileiras após a Rio-92. Revista Estudos Avançados, São Paulo, v. 11, n. 29, pág. 399-408, 1997. Disponível em: . Acesso em: 12 Ago. 2020.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 5. Ed. – São Paulo: Cortez, 2011.
COELHO, Saulo de Oliveira Pinto; BAMBIRRA, Felipe Magalhães. Políticas de Educação Ambiental na América Latina: aportes e desafios para um diálogo interconstitucional. Revista de Direito Ambiental e Socioambientalismo, v. 1, p. 231-256, 2015. Disponível em: < https://indexlaw.org/index.php/Socioambientalismo/article/view/204>. Acesso em 13 Set. 2020.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.
GONZÁLEZ-GAUDIANO, Edgar; LORENZETTI, Leonir. Investigação em Educação Ambiental na América Latina: Mapeando Tendências. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.25, n.03, p.191-211, 2009. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/edur/v25n3/10.pdf>. Acesso em: 11 Out. 2020.
GRAÇA, Luziray Barbosa; CAMPOS, Marcella Pereira da Cunha. Educação Ambiental Nas Escolas: Realidades E Perspectivas. Revista Educação Ambiental em Ação. n.39, 2012.
GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. 8.ed.-. Campinas: Papirus, 104 p., 2007.
LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Educação Ambiental no Brasil: informações, identidades e desafios. Campinas: Papirus, 2011.
LOUREIRO, Carlos Frederico; LAYRARGUES, Phelippe Pomier. Educação Ambiental nos anos 90. Mudou, mas nem tanto. Políticas Ambientais, v. 9, n. 25, p. 6-7, 2001.
MANEIA, Arismar; CUZZUOL, Vera; KROHLING, Aliosio. A educação ambiental e a responsabilidade socioambiental nas práticas ambientais em instituições de ensino superior no Brasil. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental - REGET , v. 13 n. 13, p. 2716- 2726, 2013.
MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
MEDEIROS, Monalisa Cristina Silva; RIBEIRO, Maria da Conceição Marcolino; FERREIRA, Catyelle Maria de Arruda. Meio ambiente e educação ambiental nas escolas públicas. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 92, 2011.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa Qualitativa em Saúde. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 1995.
MORADILLO, Edilson Fortuna de; OKI, Maria da Conceição Marinho. Educação ambiental na universidade: construindo possibilidades. Revista Química Nova, São Paulo , v. 27, n. 2, p. 332-336, 2004. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422004000200028&lng=en&nrm=iso> Acesso em: 11 Out. 2020.
NOGUEIRA, Carmen Regina Dorneles; GARCIA, Zenilda Machado. Relatório Programa de Extensão Reciclando o dia a dia – Promovendo a Cidadania – Ano 2018/2019, 2019, 261p.
QUINTINO, Carlos Alberto Alves. Um histórico sobre a educação ambiental no Brasil e no mundo. 2006. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/historia-da-educacao-ambiental/64178. Acesso em 12 Out. 2020.
RAMOS, Elizabeth Chistmann. Educação ambiental: origem e perspectivas. Revista Educar, Curitiba, n.18, p.201-218. 2001. Editora da UFPR. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/er/n18/n18a12.pdf>. Acesso em 12 Out. 2020.
RUDEK, Cristiane Gomes; MUZZILLO, Camila da Silva. O início da abordagem ambiental nos planos de desenvolvimento urbano brasileiro a partir da preocupação mundial em busca do desenvolvimento sustentável. Revista Akropólis, v. 15, n. 1 e 2, p. 11-18, 2007. Disponível em: < https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/1410>. Acesso em: 13 Out. 2020.
SILVA, Moacir Castro da. Diagnósticos da Política Nacional do Meio Ambiente Lei 6.938/81. Rio de Janeiro, 2007.79 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Educação Ambiental). Universidade Candido Mendes. Rio de Janeiro, 2007.
SILVA, Deinne Airles. O desenvolvimento mundial da ideia de Educação Ambiental. Revista Educação Pública. 2014.
SORRENTINO, Marcos et al. Educação ambiental como política pública. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, 2005. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022005000200010&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em 13 Out. 2020.
TOZONI-REIS, Marilia Freitas de Campos. Educação Ambiental: natureza, razão e história – 2˚ ed. Ver. Campinas: Autores Associados, 2008.
VILLA, Rafael Antonio Duarte. A Antártida na sistema internacional : análise das relações entre atores estatais a partir da perspectiva da questão ambiental. São Paulo : USP / Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 1992.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.