EDUCAÇÃO AMBIENTAL: HISTÓRICO, PERSPECTIVAS E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO MUNICÍPIO DE SÃO BORJA, RS

Visualizações: 389

Autores

  • Cristiano Saratt de Alvarenga Universidade Federal do Pampa
  • Carmen Regina Dorneles Nogueira

Palavras-chave:

Políticas Públicas; Desenvolvimento Sustentável; Meio Ambiente; Educação.

Resumo

O objetivo deste artigo foi compreender o surgimento da Educação Ambiental, analisar o contexto no qual foi inserido, bem como destacar as atividades que estão sendo desenvolvidas no Município de São Borja, RS. A pesquisa possui abordagem qualitativa do tipo exploratória, desenvolvida em um estudo bibliográfico e levantamento de dados. A expressão “Educação Ambiental” foi empregada pela primeira vez em 1965, e somente na Conferência de Estocolmo (1972) foram deliberados os temas referente a visão do ambiente sob a perspectiva da educação. No Brasil, esse movimento foi um pouco mais tardio, somente ocorrendo na década de 90, a partir da Rio-92, onde foi elaborada a Agenda 21, que abordou a proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Com base em documentos fornecidos pela Secretaria de Educação de São Borja, observou-se que o Município tem enfrentado dificuldades no cumprimento de Políticas Públicas de Meio Ambiente, mas com ações de sensibilização, e com a participação ativa da Comunidade Escolar, pôde-se verificar que a implantação e efetivação dessas políticas já iniciaram. Assim, evidencia-se que, apesar de alguns avanços, as políticas públicas para a Educação Ambiental carecem de maior articulação entre os setores governamentais e não governamentais, para que políticas específicas sejam efetivamente implementadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Ricardo; SCATENA, Lucia Marina.; DA LUZ, Mario Sérgio. Environmental Perception And Public Policies – Dichotomy And Challenges To The Development Of A Sustainability Culture. Revista Ambiente & Sociedade, v. XX, n. 1, 2017. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/asoc/v20n1/1809-4422-asoc-20-01-00043.pdf>. Acesso em: 10 Out. 2020.

ARNALDO, Maria Aparecida; SANTANA, Luiz Carlos. Políticas públicas de educação ambiental e processos de mediação em escolas de Ensino Fundamental. Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 24, n. 3, p. 599-619, 2018. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v24n3/1516-7313-ciedu-24-03-0599.pdf>. Acesso em: 12 Out. 2020.

BARBIERI, José Carlos; SILVA, Dirceu da. Desenvolvimento sustentável e educação ambiental: uma trajetória comum com muitos desafios. Revista de Administração Mackenzie (Online), São Paulo , v. 12, n. 3, p. 51-82, 2011. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1678-69712011000300004&script=sci_abstract&tlng=pt > . Acesso em: 12 Out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9795/99: Política Nacional de Educação Ambiental. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1999. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>.

CORDANI, Umberto Giuseppe; MARCOVITCH, Jaques; SALATI, Eneas. Avaliação das ações brasileiras após a Rio-92. Revista Estudos Avançados, São Paulo, v. 11, n. 29, pág. 399-408, 1997. Disponível em: . Acesso em: 12 Ago. 2020.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 5. Ed. – São Paulo: Cortez, 2011.

COELHO, Saulo de Oliveira Pinto; BAMBIRRA, Felipe Magalhães. Políticas de Educação Ambiental na América Latina: aportes e desafios para um diálogo interconstitucional. Revista de Direito Ambiental e Socioambientalismo, v. 1, p. 231-256, 2015. Disponível em: < https://indexlaw.org/index.php/Socioambientalismo/article/view/204>. Acesso em 13 Set. 2020.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.

GONZÁLEZ-GAUDIANO, Edgar; LORENZETTI, Leonir. Investigação em Educação Ambiental na América Latina: Mapeando Tendências. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.25, n.03, p.191-211, 2009. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/edur/v25n3/10.pdf>. Acesso em: 11 Out. 2020.

GRAÇA, Luziray Barbosa; CAMPOS, Marcella Pereira da Cunha. Educação Ambiental Nas Escolas: Realidades E Perspectivas. Revista Educação Ambiental em Ação. n.39, 2012.

GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. 8.ed.-. Campinas: Papirus, 104 p., 2007.

LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Educação Ambiental no Brasil: informações, identidades e desafios. Campinas: Papirus, 2011.

LOUREIRO, Carlos Frederico; LAYRARGUES, Phelippe Pomier. Educação Ambiental nos anos 90. Mudou, mas nem tanto. Políticas Ambientais, v. 9, n. 25, p. 6-7, 2001.

MANEIA, Arismar; CUZZUOL, Vera; KROHLING, Aliosio. A educação ambiental e a responsabilidade socioambiental nas práticas ambientais em instituições de ensino superior no Brasil. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental - REGET , v. 13 n. 13, p. 2716- 2726, 2013.

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MEDEIROS, Monalisa Cristina Silva; RIBEIRO, Maria da Conceição Marcolino; FERREIRA, Catyelle Maria de Arruda. Meio ambiente e educação ambiental nas escolas públicas. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 92, 2011.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa Qualitativa em Saúde. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 1995.

MORADILLO, Edilson Fortuna de; OKI, Maria da Conceição Marinho. Educação ambiental na universidade: construindo possibilidades. Revista Química Nova, São Paulo , v. 27, n. 2, p. 332-336, 2004. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422004000200028&lng=en&nrm=iso> Acesso em: 11 Out. 2020.

NOGUEIRA, Carmen Regina Dorneles; GARCIA, Zenilda Machado. Relatório Programa de Extensão Reciclando o dia a dia – Promovendo a Cidadania – Ano 2018/2019, 2019, 261p.

QUINTINO, Carlos Alberto Alves. Um histórico sobre a educação ambiental no Brasil e no mundo. 2006. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/historia-da-educacao-ambiental/64178. Acesso em 12 Out. 2020.

RAMOS, Elizabeth Chistmann. Educação ambiental: origem e perspectivas. Revista Educar, Curitiba, n.18, p.201-218. 2001. Editora da UFPR. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/er/n18/n18a12.pdf>. Acesso em 12 Out. 2020.

RUDEK, Cristiane Gomes; MUZZILLO, Camila da Silva. O início da abordagem ambiental nos planos de desenvolvimento urbano brasileiro a partir da preocupação mundial em busca do desenvolvimento sustentável. Revista Akropólis, v. 15, n. 1 e 2, p. 11-18, 2007. Disponível em: < https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/1410>. Acesso em: 13 Out. 2020.

SILVA, Moacir Castro da. Diagnósticos da Política Nacional do Meio Ambiente Lei 6.938/81. Rio de Janeiro, 2007.79 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Educação Ambiental). Universidade Candido Mendes. Rio de Janeiro, 2007.

SILVA, Deinne Airles. O desenvolvimento mundial da ideia de Educação Ambiental. Revista Educação Pública. 2014.

SORRENTINO, Marcos et al. Educação ambiental como política pública. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, 2005. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022005000200010&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em 13 Out. 2020.

TOZONI-REIS, Marilia Freitas de Campos. Educação Ambiental: natureza, razão e história – 2˚ ed. Ver. Campinas: Autores Associados, 2008.

VILLA, Rafael Antonio Duarte. A Antártida na sistema internacional : análise das relações entre atores estatais a partir da perspectiva da questão ambiental. São Paulo : USP / Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 1992.

Downloads

Publicado

2021-06-21

Como Citar

Saratt de Alvarenga, C., & Regina Dorneles Nogueira, C. . (2021). EDUCAÇÃO AMBIENTAL: HISTÓRICO, PERSPECTIVAS E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO MUNICÍPIO DE SÃO BORJA, RS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 3(1). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/41

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)