AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA
PROTAGONISMO DO ESTUDANTE E RELAÇÃO COM A REALIDADE SOCIAL
Visualizações: 402Keywords:
Trabalho com projetos, Cenários para investigação, Estudante protagonistaAbstract
O presente estudo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de Trabalho com Projetos na perspectiva investigativa com foco na participação dos estudantes no processo educativo, constituindo-se em ambientes de aprendizagem promotores do protagonismo dos estudantes e do estabelecimento de forte relação com a realidade social. Está ancorado essencialmente em duas bases teóricas: a filosofia de educação, do americano John Dewey (1959), e o conceito de cenários para investigação, postulado pelo dinamarquês Ole Skovsmose (2000, 2001, 2010). O estudo, de cunho bibliográfico, evidencia que a perspectiva defendida por esses autores promove um Ambiente de Aprendizagem que possibilita a participação ativa dos estudantes, mobilizando o protagonismo para/na construção do conhecimento. Os argumentos fazem um convite para pensarmos sobre nosso posicionamento enquanto professores/as, evidenciando que é preciso revisitar e ressignificar conhecimentos e práticas pedagógicas, adentrando a chamada Zona de Risco. O desafio que inquieta é como de fato efetivar o Trabalho com Projetos nas escolas, hoje, considerando uma perspectiva investigativa, em que o estudante seja um sujeito atuante e reflexivo.
Downloads
References
ARENDT, Hannah. A crise na educação. In: ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.
BARBOSA, Maria Carmem S.; HORN, Maria da Graça S. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BORBA, Marcelo de Carvalho. PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2001.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação infantil e ensino fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
DEWEY, John. Reconstrução em filosofia. São Paulo: Nacional, 1959.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 43. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antônio. Por uma pedagogia da pergunta. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A Organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artmed, 1998.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação. Porto Alegre: Artmed, 1998.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 2016.
MOREIRA, Flávio Barbosa. Currículos e programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990.
PINTO, Jorge Eschriqui Vieira. Projetos Educativos sobre Patrimônio Cultural do Vale do Ribeira a partir do novo Currículo Paulista. São José, SC. Revista de Estudos Interdisciplinares. v. 2, n. 5, p. 1-28, set./out. 2020. Disponível em: https://ceeinter.com.br/ojs3/index.php/revistadeestudosinterdisciplinar/index. Acesso em: 02 out. 2022.
SANTOS Aline Fernandes dos , BERNARDI Luci dos Santos. Diálogos com Reggio Emilia: Projetos na escola e protagonismo da criança. Rev. Ciências Humanas. Frederico Westphalen, RS. p. 183-207. set./dez. 2019. Disponível em: https://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/3458. Acesso em: 02 out. 2022.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 1997.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: polêmicas do nosso tempo. Campinas: Autores Associados, 1999.
SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. BOLEMA – Boletim de Educação Matemática, n. 14. Rio Claro: Unesp, 2000. p. 66-91.
SKOVSMOSE, Ole. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001.
SKOVSMOSE, Ole. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Campinas: Papirus, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.