GUASQUERIA

ARTESANATO, MEMÓRIA E IDENTIDADE

Visualizações: 96

Autores

Palavras-chave:

Guasqueria, Artesanato, Memória

Resumo

A guasqueria é um ofício artesanal realizado especialmente por sujeitos que estão relacionados ao saber-fazer de práticas campeiras. Principalmente as ligadas ao cavalo, uma vez que, os aparatos de montaria como selas, cordas, freios, rebenques e outros são feitos com couro-cru a matéria prima da guasqueria. Os sujeitos praticantes deste ofício são chamados de guasqueiros no Rio Grande do Sul (Brasil) e de guasqueros, sogueros e tranzadores no Uruguai. Seus produtores criam peças em couro cru, utilizando principalmente a técnica de tentos. Estabelecendo assim uma forte ligação entre o homem e o animal. Nesse sentido este texto tem por objetivo refletir acerca da produção de guasqueria em região de fronteira, com foco em Jaguarão-RS, considerando as memórias dos guasqueiros, a influência do mercado na construção dos objetos e adoção de novas técnicas para criar guasqueria. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa, com entrevista semiestruturada com guasqueiros da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Porto Machado, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPEL). Pesquisa sobre artesanato guasqueria.

Eduarda Porto Machado, Universidade Federal do Pampa

Graduanda no curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão.

Referências

BERGSON, Henri. Matéria e Memória. Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. SP: Martins Fontes, 1999.

BOSI, Ecléia. Memória e Sociedade: Lembrança de velhos. SP: Companhia das Letras, 1985. CANDAU, Joel. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2001.

FLORES, Luis Alberto. El Guasquero: Trenzados Criollos. Buenos Aires: Cesarini Hermanos, 1960.

KUMAR, Krishan. Modernidade e Pós-modernidade I: A idéia do moderno. In: Da sociedade Pós-industrial à Sociedade Pós-Moderna. Rio de Janeiro, Zahar, 1996.

LUVIZZOTO, Caroline Kraus. As tradições gaúchas e sua racionalização na modernidade tardia. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Ed. Centauro, 2004.

MACHADO, Juliana; COLVERO, Ronaldo. O Artesanato em couro cru: guasqueria, identidade e tradição no século XXI. Geosul, Florianópolis, v. 33, n. 69, 2018.

Downloads

Publicado

2023-01-03

Como Citar

Porto Machado, J. ., & Porto Machado, E. . (2023). GUASQUERIA: ARTESANATO, MEMÓRIA E IDENTIDADE. Revista De Estudos Interdisciplinares , 4(4), 155–169. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/438

Edição

Seção

DOSSIÊ RELAÇÕES DE FRONTEIRAS E INTERDISCIPLINARIDADE

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)