O REINVENTAR DA PESQUISA HISTORIOGRÁFICA EM FACE A PANDEMIA COVID-19
Visualizações: 229DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v5i3.391Keywords:
Fontes Documentais; Educação Profissional; Pandemia Covid-19; Historiografia.Abstract
O presente artigo apresenta a pesquisa documental realizada nos arquivos da Biblioteca Pública Pelotense e no arquivo virtual do Memorial CEFET/RS em busca de indícios sobre a funcionalidade da Escola de Artes e Ofícios de Pelotas no início do século XX. A pesquisa foi atravessada pela Pandemia da Covid-19 e a metodologia revisada a partir de tal contexto. A abordagem metodológica está alocada no campo da história da Educação e utiliza como material de análise documentos impressos e digitais. Conclui-se que o evento da pandemia acarretou mudanças em diversas áreas, dentre elas a área da pesquisa que precisou rearticular-se e consolidou-se em um espaço solitário, de acesso limitado e trocas restritas. Por fim, o estudo foi reinventado em face da pandemia e o uso do acervo virtual foi a forma alternativa encontrada para concluir a investigação.
Downloads
References
BICA, Alessandro Carvalho. A pesquisa em História da Educação: caminhos, etapas e esco-lhas no trabalho do historiador. IX ANPED SUL, Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, UNIPAMPA, 2012.
CALDEIRA, Jeane dos Santos. O Asilo de órfãs São Benedito em Pelotas- RS. (as primei-ras décadas do século XX): trajetória educativa institucional. 2014. 249f. Dissertação (Mes-trado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.
CARRICONDE, Clodomiro. Álbum de Pelotas 1922. Pelotas: Biblioteca Pública Pelotense, 1922.
COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE. História. Colégio Municipal Pelotense, s./d. Dis-ponível em: <http://www.colegiopelotense.com.br/historia.htm>. Acesso em: 02. Set. 2019.
COLÉGIO GONZAGA. O colégio. Colégio Gonzaga, s./d. Disponível em: <https://www.gonzaga.com.br/Secao/55/O-Colegio>. Acesso em: 02 set. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE. MEMORIAL CEFET-RS. IFSul, 2011. Disponível em: <http://memorial.ifsul.edu.br/>. Acesso em: 13. jan. 2020.
INSTITUTO SÃO BENEDITO. 117 anos de história. Blog Instituto São Benedito, 2018. Disponível em: <http://institutosaobenedito.blogspot.com/p/110-anos-de-historia.html>. Aces-so em: 02. set. 2019.
JORNAL A OPINIÃO PÚBLICA. Pelotas: Biblioteca Pública Pelotense, 1917.
JORNAL A OPINIÃO PÚBLICA. Pelotas: Biblioteca Pública Pelotense, 1918.
JORNAL DIÁRIO POPULAR. Pelotas: Biblioteca Pública Pelotense, 1917.
LEON, Adriana Duarte. A profissão docente na cidade de Pelotas, um estudo a partir de duas associações em meados do século XX. Curitiba: Ed. Appris, 2014.
LONER, Beatriz. Construção de Classe: operários de Pelotas e Rio Grande. Pelotas: Ed. UFPel, 2016.
LONER, Ana Beatriz; Gill, Lorena Almeida; MAGALHÃES, Mário Osório. Contrabando. In: LONER, Beatriz (org.). Dicionário da História de Pelotas. 3. ed. Pelotas: Editora da UFPel, 2017a.
MARTINS, Dalton Lopes; DIAS, Calíope Víctor Spíndola de Miranda. Acervos digitais: Perspectivas, desafios e oportunidades para as instituições de memória no Brasil. Panorama setorial da Internet, ano 11, n. 3, Set. 2019.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. O que é a Covid-19? MS, 2021 Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus>. Acesso em: 23. mai. 2021.
PARADEDA, F. (1923). Almanaque de Pelotas. Variedades, Informações, Propaganda. Pe-lotas.
PARADEDA, F. (1933). Almanaque de Pelotas. Variedades, Informações, Propaganda. Pe-lotas.
SAMARA, Eni de Mesquita. História & Documento e Metodologia de Pesquisa. Belo Hori-zonte: Autêntica Editora, 2010.
SÔNEGO, Márcio Jesus Ferreira. A Fotografia como Fonte Histórica. Historiae, Rio Grande, v. 1, n. 2, p. 113-120, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.