GÊNERO, PODER E GASLIGHTING: VOCÊ NÃO ESTÁ LOUCA
Visualizações: 397Keywords:
Gênero; Gaslighting; Desigualdade; Feminismo.Abstract
Em uma sociedade regida por relações de poder e opressão de minorias, vislumbramos a dominação de uma maioria: mulheres. É a partir de uma visão social de superioridade do homem ante a mulher que esta é enxergada como um homem incompleto,
como afirmou São Tomás (BEAUVOIR, p.11). Vítimas do patriarcado e vistas como sexo secundário, a classe feminina vê os efeitos do universo machista em suas relações culturais e econômicas, e as sente física e psicologicamente. Contraditoriamente, o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking do Mapa da Violência de 2015 dos países que mais mata mulheres, enquanto a Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340/2006, é considerada pela ONU como uma das 3 leis mais avançadas sobre violência contra a mulher no mundo (IBFAM, 2010). O âmago da questão reside no fato desta violência continuar sendo invisível para a própria vítima e, diversas vezes,
pelo poder público, diante do machismo enraizado. Sendo a maioria das violências contra a mulher no âmbito doméstico ou dentro de uma relação íntima de afeto, a mais recorrente é a violência psicológica, como o atualmente debatido gaslighting. Gaslighting, batizado em virtude da violência trazida pelo filme Gaslight (1944), é uma modalidade de violência psicológica que se utiliza de jogo de poder e manipulação com a vítima com frases ditas pelo seu dominador, como "está louca?" "você está inventando coisas." (STERN, 2007 p.12), buscando distorcer falas e situações para a vítima questionar sua racionalidade e sua memória, o que ocorre facilmente diante de uma naturalização da dominação masculina no meio social (ARAUJO, 2008, p.3). Invalidadas pela sociedade e vítimas de uma violência de que não possuem conhecimento, resta à comunidade se educar para a igualdade de gênero, e não apenas ensinar e esperar que mulheres lutem sozinhas contra o desconhecido.
Downloads
References
ARAUJO, Maria de Fátima. Gênero e violência contra a mulher: o perigoso jogo de poder e dominação. Psicol. Am. Lat., México , n. 14, out. 2008 .
BEAUVOIR, Simone. O Segundo Sexo: Fatos e Mitos. São Paulo: 4ª Ed., Difusão Europeia do Livro, São Paulo, 1970. Instituto Brasileiro de Direito de Família. Para ONU, Lei Maria da Penha é uma das mais avançadas do mundo.
ONU Mulheres. Mapa da Violência 2015. Disponível em: Acesso em: 29 de maio de 2020.
STERN, R. The Gaslight Effect: How To Spot And Survive the Hidden Manipulations Other People Use To Control Your Life. New York: Morgan Road Books, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.