O CAMPO PEDAGÓGICO E OS SUJEITOS DO ENSINO JURÍDICO: OVOS PERCURSOS PEDAGÓGICOS PARA O CURSO DE DIREITO
Visualizações: 236Keywords:
Campo pedagógico; Sujeitos do ensino jurídico; Curso de Direito.Abstract
O campo pedagógico e os sujeitos dos cursos de Direito se transformaram com o passar dos tempos, e continuam se transformando. O curso de Direito, hodiernamente, deve privilegiar em seu currículo o que é essencial na formação de seus alunos. É por meio dos processos interativos desenvolvidos pelos sujeitos do campo pedagógico jurídico que o conhecimento ocorre. Num contexto de permanentes transformações, a busca por excelência, qualidade e inovação deve ser prioridade para as universidades em geral, e os cursos de Direito também devem caminhar nesta direção. Adotar estratégias instigantes e qualificadas no ensino jurídico permitirá a formação de juristas mais comprometidos com a sua prática. Traçar novos percursos pedagógicos para o curso de Direito exige, obrigatoriamente, uma reflexão sobre o campo pedagógico e a ação dos sujeitos que compõem o ensino como um todo.
Downloads
References
AGUIAR, Roberto A. R. de. A crise da advocacia no Brasil: diagnósticos e perspectivas. São Paulo: Alfa-Omega, 1999.
______. Habilidades: ensino jurídico e contemporaneidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. BASTOS, Aurélio Wander. Ensino jurídico no Brasil. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2000.
______. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ LEIS/l9394.htm>. Acesso em: 20 abr. 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
LEITE, Maria Cecília Lorea. Imagens da justiça, currículo e pedagogia jurídica. In: ______ (Org.). Imagens da justiça, currículo e educação jurídica. Porto Alegre: Sulina, 2014.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.
MARTÍNEZ, Sérgio Rodrigo. Pedagogia jurídica. Curitiba: Juruá, 2002.
MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2004.
OLIVEIRA, Juliana Ferrari de. Ensino jurídico: história que explica a prática docente. In: MIGUEL, Paula Castello; ______ (Org.). Ensino jurídico: experiências inovadoras. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.
RIBEIRO JÚNIOR, João. A formação pedagógica do professor de direito: conteúdos e alternativas metodológicas para a qualidade do ensino no direito. Campinas, SP: Papirus, 2003.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Docência universitária: a pesquisa como princípio pedagógico. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 120-128, jan./jul. 2009. Disponível em: <http://www.fcarp.edu.br/graduacoes/administracao/sobre ocurso/nupea/download/1155_85c2249e37e0749238d09ada3377962d>. Acesso em: 20 abr. 2018.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 22. ed. São Paulo: Libertad, 2012.
VENTURA, Deisy. Ensinar direito. Barueri, SP: Manole, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.