FORMAÇÃO DE PROFESSORES VIRTUAIS: A REALIDADE “IMPOSTA” PELA EAD NO CONTEXTO DO ISOLAMENTO SOCIAL DE 2020
Visualizações: 224Keywords:
Formação Docente; Educação a Distância; Isolamento Social; Era digital; Ambientes Virtuais.Abstract
O presente estudo aborda a temática da Educação à Distância atrelada a Formação de Professores. O ano de 2020 fica marcado para história da humanidade como período em que o isolamento social em virtude da pandemia Covid-19, foi necessário para o controle e bloqueio da disseminação da doença. Todos os setores sociais foram afetados, como reflexo na área Educacional ressaltou a importância da tecnologia para formação docente na Era Digital. Como objetivo visou-se analisar a Formação de Professores sobre a lente da Educação a Distância em uma Universidade Federal com campus no interior do Estado do Pará. Partiu de uma pesquisa bibliográfica e documental sobre a perspectiva de Severino (2007) e Gil (2008) que encontrou como estudos e documentos analisados: a Portaria nº 2.117/2019 que dispõe sobre a oferta de até 40% de disciplinas da graduação presencial na modalidade EaD; Belloni (2008) que conversa sobre as diversas funções dos professores e seus diferentes papéis na EaD; Moran (2003) que adverte para necessidade dos professores em saber lidar com a tecnologia disponível voltadas para o ensino; Hack (2011) que fala sobre o papel docente EaD que coopera com o aluno no sentido da resolução de problemas, provoca
novas interrogações e contribui para o desenvolvimento de equipes de estudo. Contou também, com pesquisa de campo em Marconi; Lakatos (2010) na utilização de questionário on-line para levantamento de dados sobre a EaD na perspectiva dos professores universitários. Como principais achados da investigação: apontamos que cerca de, 65% dos professores universitários não tinham trabalhos anteriores na EaD; 80% dos pesquisados sentem-se desafiados pelo trabalho na EaD e por fim, a Universidade em questão promoveu em Maio, um curso de formação de professores para atuar na EaD como forma de minimizar os desafios do ensino frente a necessidade do trabalho docente em ambientes virtuais.
Downloads
References
BELLONI, M L. Educação a Distância. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
BRASIL, PORTARIA Nº 2.117, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de
Ensino. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-dedezembro-de-2019-232670913>. Acesso: 20 mai. 2020.
GIL. A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HACK, J. R. Introdução à educação a distância. Santa Catarina – Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MORAN, José M. Novas questões que a educação à distância traz para a didática. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/educacao_online/questoes.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2020.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23.ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.