O BIOMA PAMPA E O ENSINO DE CIÊNCIAS
UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA NO GOOGLE ACADÊMICO
Visualizações: 395DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1169Keywords:
Environmental Education, Science Education, Pampa biomeAbstract
The study identified how the Pampa biome has been approached in relation to Science teaching in scientific articles on Google Scholar, between 2011 and 2023. Methodologically, it is a qualitative and exploratory study and bibliographical research, where Content Analysis was used to analyze the data . After the search and verification, thirty-five (35) articles were identified, grouped into three categories: Approaches to the Pampa biome in Science teaching; The Pampa biome as a theme for Environmental Education; and Understandings of the authors, of the articles researched, about the Pampa biome. The results indicate that the Pampa biome is little discussed in relation to teaching, and demonstrate the possibility of linking the theme to Environmental Education. Finally, we suggest a reorganization in teaching and, in practice, with the inclusion of content that involves the Pampa biome, as well as carrying out more research in this area.
Downloads
References
AMARAL, Cisnara P. et al. Oportunizando a sustentabilidade e a saúde através de trilhas ecológicas orientadas – relato de experiência. Brazilian Journal of Development. Paraná, v. 5, n. 11, p. 28040-28048, 2019.
ANDRADE, Natália G. et al. Entre a agroecologia e a “Eucaliptização” da paisagem rural. In: Congresso Brasileiro de Agroecologia, 10, São Cristóvão. Anais... São Cristóvão/SE, p. 01-05, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-391.
ANDRADE, Natália Gonçalves. A eucaliptização da capital catarinense da agroecologia: uma análise da expansão dos monocultivos de eucaliptos em santa rosa de lima no sul do Brasil. 2021. 71f. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, 2021.
ÁVILA, Maurício C. do N.; MACHADO FILHO, Márcio da M.; PESSANO, Edward Frederico C. Percepções sobre o bioma Pampa de acadêmicos de um curso de licenciatura em Ciências da Natureza no sul do Brasil. Revista Cocar, Pará, v.15 n.33, p. 1-21, 2021.
ÁVILA, Maurício C. do N. et al. O bioma Pampa no projeto pedagógico de um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza no Rio Grande do Sul. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, Bogotá, v. 16, n. 3, p. 636-650, 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BELMONT, Thamires V.; DINARDI, Ailton Jesus; PESSANO, Edward Frederico C. Análise do potencial da avifauna como temática para a Educação Ambiental. Revista Educação Ambiental em Ação, Novo Hamburgo, v. 17, n. 67, 2019.
BENCKE, Glayson Ariel; CHOMENKO, Luiza; SANT’ANNA, Danilo Menezes. O que é o Pampa? In: CHOMENKO, Luiza, BENCKE, Glayson Ariel. (Orgs.). Nosso Pampa Desconhecido. Porto Alegre: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, 2016.
BOLDRINI, Ilsi Iob; Overbeck, Gerhard; Trevisan, Rafael. Biodiversidade de plantas. PILLAR, Valério De Patta; LANGE, Omara (Eds.) Os Campos do Sul. Porto Alegre: Rede Campos Sulinos – UFRGS, 2015. 192p.
BORGIAS, Edna Mara Da Silva; FERRARESE, Marina Deon; DO CANTO-DOROW, Thaís Scotti. Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental sobre o Parque Natural Municipal dos Morros (Santa Maria, RS, Brasil). Revista Insignare Scientia-RIS, v. 6, n. 6, p. 1-21, 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, DF, 2018.
CAMPELO, Ana Karine R.; MELO, Juliana B. de. A importância de projetos de educação ambiental em uma unidade de conservação no semiárido nordestino. Revista Brasileira de Ciências Ambientais, Rio de Janeiro, n. 49, p. 81-94, 2018.
CAMINHA, Jussiara R.; COUTINHO, Cadidja; SGANZERLA, Francieli L. Bioma Pampa e sua diversidade florística: relatos de uma saída de campo. Revista Vivências, Erechim, v. 17, n. 32, p. 235-252, 2021.
CASTRO, Luis Roberval B. et al. Os Biomas Brasileiros nos livros didáticos de Ciências: Um olhar ao Pampa Gaúcho. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, Argentina, v. 14, n. 1, 2019, p. 38-49.
CASTRO, Luis Roberval B.; CARVALHO, Andriélli V. de; PESSANO, Edward Frederico C. Percepções de alunos do ensino fundamental sobre o bioma pampa, no oeste do Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Exitus, Pará, v. 9, n.4, p. 290-318, 2019.
CASTRO, Luis Roberval B. et al. Percepções de licenciandos em ciências da natureza sobre o bioma pampa. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, Acre, v. 8, n. 2, p. 731-750, 2021.
CASTRO, Luis Roberval B. et. al. O bioma Pampa no olhar de estudantes do ensino médio, no oeste do Rio Grande do Sul. Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, v.10, n.25, p. 42-62, 2021a.
CASTRO, Luis Roberval Bortoluzzi et al. O Bioma Pampa nos Livros Didáticos de Biologia no Brasil: um Olhar Sobre a Cidade de Uruguaiana-RS. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 24, n. 2, p. 241-250, 2023.
CERVA FILHO, Osmar Antônio et al. Situações-problema em práticas interdisciplinares: integrando ciências e matemática em uma experiência didática. Educação Matemática em Revista, Brasília, n.13, v.2, p. 31-40, 2012.
COMIS, Amonega de Fátima et al. Trilha inclusiva da consciência ecológica. Research, Society and Development, São Paulo, v. 11, n.12, p. 01.-13, 2022.
CUNHA, Janine H da. Ensino através da pesquisa. Relato de experiência investigativa. Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, Paraná, v. 4, ed. especial, p. 01-11, 2018.
FABRIM, Elisiane. Plano diretor do município de três de maio/RS: uma análise da sua contribuição para a conservação de biomas. 2020. 85f. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2020.
FEIFFER, Allyson Henrique Souza et al. A falta de inserção do Parque Estadual do Espinilho enquanto espaço de formação ambiental. Revista Educar Mais, v. 6, p. 46-58, 2022.
FERNANDES, Carolina dos S.; MARQUES, Carlos Alberto; DELIZOICOV, Demétrio. Contextualização na formação inicial de professores de ciências e a perspectiva educacional de Paulo Freire. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 18, n. 2, p. 09-28, 2016.
FERREIRA, Éderson G. de S.; LIMBERGER, Daniela C. Haas. Vídeo-documentário como ferramenta sensibilizadora de educação ambiental, nos Butiazais de Tapes (RS). Revista Eletrônica Científica da UERGS, Porto Alegre, v. 3, n. 4, p. 764-775, 2017.
FONSECA, Eril M. da; BIERHALZ, Crisna Daniela K. O contexto local como elo entre ciências da natureza e educação do campo. Educação & Formação, Ceará, v.3, n.7, p. 66-84, 2018.
FONSECA, Eril M. da; BIERHALZ, Crisna Daniela K. Práticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendências. Revista de Iniciação à Docência, Bahia, v.6, n.2, p. 91-105, 2021.
FRÖHLICH, Aléxia Birck; WENZEL, Judite Scherer Afinal, por que ensinar ciências na educação infantil?. In.: Santos, Antônio V. dos et al. (Orgs.). Ensino de Ciências Naturais e Exatas. Cruz Alta: Ilustração, 2020. 390 p.
GALVÃO, Maycon Ribeiro; CASIMIRO, Sonia Aparecida Alves de Oliveira. O papel do professor na escola: educação e transformação. Revista Interdisciplinar de Ensino e Educação (OWL Journal), v. 1, n. 2, p. 134-148, 2023.
GAUDÊNCIO, Sale Mário; FIGUEIREDO, Jéssica; LEITE, Rodrigo de A. Guia de Fontes Eletrônicas de Informação: um contributo à pesquisa acadêmica, 2009.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6a ed., São Paulo: Editora Atlas S.A., 2010.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, v. 35, p. 20-29, 1995.
GOLDSCHMID JÚNIOR, José Luiz et al. Símbolos e tradição gaúcha: um enfoque biológico. Humanidades & Inovação, v. 10, n. 1, p. 282-301, 2023.
GREGOL, Rafaela K. et al. Desenvolvimento e aplicação de atividade de educação ambiental: lagartixa das dunas (Liolaemus arambarensis) em foco. Educação Ambiental, Ceará, v.2, n.3, p. 002-024, 2021.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Biomas e sistema costeiro-marinho do Brasil: compatível com a escala 1:250.000. Rio de Janeiro, Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais, p.168, 2019.
ICMBIO. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. 1. ed., Brasília: ICMBio/MMA, 2018. 492 p.
KOCOUREK, Sheila; TOLFO, Silvana D.; PERANSONI, Ademir de Cássio M. A educação ambiental como uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável nas instituições públicas. Revista Valore, Rio de Janeiro, v.3, n.2, p.663-673, 2018.
LUNETTA, Avaetê de; GUERRA, Rodrigues; ROZENDO, Jefferson Florencio. A interdisciplinaridade como ferramenta de sucesso no ensino de matemática e educação física no proeja. Revista Acadêmica de Tecnologias em Educação, v. 3, n. 3, 2023.
MAESTRELLI, Sandra G.; LORENZETTI, Leonir. A abordagem CTSA nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições para o exercício da cidadania. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v.4, n.1, p. 14-57, 2021.
MACHADO, Éverton Fernandes; LINDEMANN, Renata Hernandez; FREITAS, Diana Paula Salomão de. Educação Ambiental e movimentos sociais: um estudo documental sobre os jornais da campanha. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 17, n. 3, p. 110-130, 2022.
MACHADO, Bianca Larrea et al. História em quadrinhos sobre o bioma pampa como recurso didático no ensino fundamental. Revista Signos, v. 44, n. 1, p. 339-353, 2023.
MARQUES, Denirio Itamar L.; GRANDO, Sílvia Regina. O estudo do bioma pampa: uma possibilidade através das trilhas ecológicas. Multiciência Online, Santiago, v.2, n.3, p. 169-181, 2017.
MARQUES, Aline Mattos De Souza; MOTA, Marina de Souza; SOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de. Aula de campo no ensino de geografia: uma visão pela literatura científica brasileira. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 10, n. 20, p. 357-372, 2020.
MARQUES, Welington Ribeiro Aquino; RIOS, Diego Lisboa; ALVES, Kerley dos Santos. A percepção ambiental na aplicação da Educação Ambiental em escolas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 17, n. 2, p. 527-545, 2022.
MARTINS, Jéssica V.; KLEIN, Delci H. O livro didático e sua (sub) utilização: possibilidades em tempos de pandemia. Revista Acadêmica Licencia & Acturas, Ivoti, v. 8, n. 2, p. 110-116, 2020.
MAZURAMA, Juliana; DIAS, Jaqueline E.; LAUREANO, Lourde C. Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa. Porto Alegre: Fundação Luterana de Diaconia, 2016. 224 p.
MMA. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE DO BRASIL. “PAMPA”: Avaliação e ações prioritárias para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica e Campos Sulinos. Publicação avulsa do MMA, 2000. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/biomas/pampa.html. Acesso em: 29 abr. de 2024.
NEVES, Kerolen Rosa das et al. A educação ambiental e a extensão na universidade: um breve olhar sobre a garoupa verdadeira (epinephelus marginatus) e os peixes costeiros no extremo sul do Brasil. Expressa Extensão, Pelotas, v. 22, n. 2, p. 87-101, 2017.
NEVES, Kerolen R. das; SCHWANTES, Lavínia. Ensino de zoologia por desafios de observação: o método científico como instrumento de aprendizagem. Revista de Ensino De Biologia da SBEnBio, São Paulo, v.12, n.2, p. 188-206, 2019.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU. Pnuma: Brasil possui entre 15% e 20% da diversidade biológica mundial. 2019. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2019/03/1662482. Acesso em: 17 out. 2023.
PAZINATO, Daiane Maria M. et al. Conhecimento etnoherpetológico no município de Caçapava do Sul, Sul do Brasil. Revista de Ciências Ambientais, Canoas, v. 15, n. 1, p. 01-12, 2021.
PÉREZ, Leonardo Fabio M.; CARVALHO, Washington Luiz P. de. Contribuições e dificuldades da abordagem de questões sociocientíficas na prática de professores de ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 03, p. 727-741, 2012.
PINHEIRO, Fernanda de L. et al. Na trilha do Pampa: um jogo para o desenvolvimento da educação ambiental no contexto do Pampa gaúcho. Revista Metropolitana de Sustentabilidade, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 132–142, 2018.
PINTO, Luiza F. et al. Percepções de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o Bioma Pampa. Ensino, Saúde e Ambiente, Rio de Janeiro, v.13, n. 1, p. 31-56, 2020.
PINTO, Luiza F.; BACCIN, Bruna A.; PESSANO, Edward Frederico C. O bioma Pampa nos anos iniciais: uma investigação com professores e nos livros didáticos do PNLD. Revista Exitus, Pará, v. 10, n. 01, p. 01-31, 2020.
PROENÇA, Mariana de S., DAL-FARRA, Rossano André; OSLAJ, Eduardo U. Espécies nativas e exóticas no ensino de ciências: a construção de práticas educativas para o ensino fundamental. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 32, n. 103, p. 213–247, 2017.
SAMPAIO, Ana Paula Dutra dos Santos. Abordagem temática para o ensino de biologia: o rio Formate como espaço para abordar botânica e ecologia. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.
SCHLEE, Juliana C. P.; BARROS, Shirlayne Silvana U. de. Educação ambiental e biorregionalismo: entrelaçamentos possíveis para a conservação do Pampa. Revista GepesVida, v. 6, n. 15, 2020.
SILVEIRA, Dieison Prestes; LORENZETTI, Leonir. Estado da arte sobre a educação ambiental crítica no Encontro Pesquisa em Educação Ambiental. Praxis & Saber, Colombia, v.12, n. 28, p. 01-15, 2021.
SGANZERLA, Francieli Luana et al. Oficina Pedagógica no Processo de Formação no Ensino de Ciências e Etnobotânica. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 18, n. 2, p. 34-47, 2023.
SGANZERLA, Francieli Luana et al. Livro didático e a percepção dos professores no âmbito da etnobotânica. Pesquisa e Debate em Educação, v. 13, e38720, 2023a.
SOUZA, Franciso Herculano C. de; SIMÃO, Maria Olívia de Albuquerque R.; OLIVEIRA, Irlane. M. de. Educação Ambiental Escolar: espaço de (in)coerências na formação das sociedades sustentáveis. 1.ed. – Curitiba: Appris, 2019.
VERRASTRO, Laura; BORGES-MARTINS, Márcio. Biodiversidade de Répteis. In: PILLAR, Valério de Patta; LANGE, Omara. (Eds.). Os Campos do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 192 p, 2015.
WASZAK, Jaqueline G. N.; SANTOS, Simone V. dos. Ambientalização Curricular no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e a Contextualização Local e Global. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 25, n. 1, p. 217-234, 2020.
ZAKRZEVSKI, Sônia Beatris B.; PARIS, Araciele Maria V.; DECIAN, Vanderlei S. O olhar de jovens do Ensino Médio sobre o bioma Pampa. Revista Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 37, n. 1, p. 68-88, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Interdisciplinary Studies Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Estudos Interdisciplinares adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que possibilita o compartilhamento e a adaptação do trabalho, incluindo fins comerciais, desde que seja feita a atribuição adequada e seja reconhecida a publicação original nesta revista.