A PERCEPÇÃO DE PAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM AUTISMOS EM TORNO DA INCLUSÃO ESCOLAR

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.874

Palavras-chave:

Autismo, Inclusão Escolar, Pais, TEA

Resumo

O autismo, conforme convenções médicas, é caracterizado enquanto um transtorno do neurodesenvolvimento cuja sintomatologia se apresenta nas esferas da linguagem, comportamento e socialização. Tal diagnóstico modifica as relações familiares, produzindo um trabalho de luto ante ao filho imaginado, desenhando, por extensão, os caminhos possíveis e impossíveis à escolarização. Este artigo investiga as percepções de pais de crianças e adolescentes com autismos acerca da inclusão no Ensino Regular de uma escola da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Participaram do estudo sete pais que possuíam filhos matriculados na instituição de ensino. Lançou-se mão de dois instrumentos para a coleta de dados, a saber: questionário sociodemográfico e roteiro de entrevista semiestruturado. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra. Após, o corpus teórico foi analisado a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin, com auxílio do software MAXQDA. Se adotou, como referencial teórico, pressupostos oriundos dos estudos psicanalíticas em diálogo com a educação. Os resultados sinalizaram para impactos emocionais nos pais ante situações de exclusão social, afetando sobremaneira a interação destes com o meio social. Por outro lado, apontam ser a escola um espaço importante para o desenvolvimento socioemocional dos alunos com autismo e suporte frente aos seus percursos.

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Biografia do Autor

Wilian Gomes da Silva, Universidade Luterana do Brasil

Aluno do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Campus Canoas/RS. Psicólogo Clínico e Hospitalar do Hospital Universitário de Canoas/RS (HU).

Gabriel Henrique Jacques, Universidade Luterana do Brasil

Aluno do Curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Campus Canoas/RS.

Aline Groff Vivian, Universidade Luterana do Brasil

Psicóloga. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade e do Curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Campus Canoas/RS.

André Guirland Vieira, Universidade Luterana do Brasil

Psicólogo. Doutor em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-Doutorado pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) - Portugal. Professor do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade e do Curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Campus Canoas/RS.

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Publicado

2024-03-25

Como Citar

Silva, W. G. da, Jacques, G. H., Vivian, A. G., & Vieira, A. G. (2024). A PERCEPÇÃO DE PAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM AUTISMOS EM TORNO DA INCLUSÃO ESCOLAR. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–22. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.874

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