SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR FEDERAIS: o nível de conhecimento desta política pública por parte dos alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas do município de São Borja

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Autores

  • Ethiane Dinat Falcão Roballo
  • Lisianne Pintos Sabedra Ceolin
  • Marilice Cortes

Palavras-chave:

Sistema de Reserva de Vagas; Políticas Públicas; Unipampa; Ocupação.

Resumo

Este trabalho tem como temática o estudo da política pública do sistema de reserva de vagas para ingresso nas instituições federais de ensino superior, instituída pela Lei Federal n. 12.711, de 29 de agosto de 2012, e implementada na Universidade Federal do Pampa, assim como nas instituições congêneres. Através de levantamento de dados nos cursos de Ciências Humanas e Ciências Sociais – Ciência Política, do Campus São Borja, da Unipampa, constatou-se que é significativo o percentual de vagas não ocupadas nos cursos pesquisados. Assim, este artigo objetiva investigar o nível de conhecimento da política de reserva de vagas por parte dos alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas do município de São Borja. Para tanto, procedeu-se à coleta de dados sobre a ocupação nos referidos cursos e a aplicação de questionários para investigar o nível de conhecimento sobre o tema por parte dos alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas do município. Procedeu-se a uma análise quantitativa, que concluiu que é necessário investimento em divulgação do sistema de reserva de vagas e suas modalidades.

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Referências

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

Dinat Falcão Roballo, E. ., Pintos Sabedra Ceolin, L. ., & Cortes, M. . (2021). SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR FEDERAIS: o nível de conhecimento desta política pública por parte dos alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas do município de São Borja. Revista De Estudos Interdisciplinares , 1(3). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/17

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