UMA WEBQUEST PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
CONTRIBUTOS PARA UM WEB CURRÍCULO
Visualizações: 315Palavras-chave:
Webquest, Ensino de matemática, Web currículoResumo
Esse estudo explorou os desafios e potencialidades do desenvolvimento de webquests para a construção de um web currículo. Teve por objetivos: compreender os desafios contemporâneos para a construção de um web currículo; descrever os movimentos necessários para a construção de uma webquest; analisar os limites do desenvolvimento desse tipo de recurso e; avaliar suas contribuições para os cenários prospectivos. Para isso, foi realizado um estudo teórico-bibliográfico acerca das implicações didático-pedagógicas das práticas sociais mediadas pelas interfaces da internet; foram descritos os elementos que fundamentam e permitem o desenvolvimento de uma webquest; foi apresentado uma proposta de ensino de matemática baseada no uso de uma webquest; e apontados os limites e potencialidades dessa estratégia metodológica para a construção de um web currículo. Como produto, é socializado com a comunidade acadêmica uma sequência didática, com foco no ensino de geometria espacial, centrada no uso de uma webquest. A sequência de ensino apresentada pode ser adaptada para diversos contextos e cursos de licenciatura, bem como para docentes que já atuam nos espaços educacionais.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. E. B. Integração currículo e tecnologias: concepção e possibilidades de criação de web currículo. In: ALMEIDA, M. E. B.; ALVES, D. R. M.; LEMOS, S. D. V. (org). Web currículo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. 1º ed.
Rio de Janeiro: Letra Capital 2014.
ALVES, A. C. T. P. Web currículo – anúncio de possível superação de alguns entraves encontrados na educação no início do século XXI. In: ALMEIDA, M. E. B.; ALVES, D. R. M.; LEMOS, S. D. V. (org). Web currículo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. 1º ed. Rio de Janeiro: Letra Capital. 2014.
AZEVEDO, M. C.; PUGGIAN, C.; FRIEDMANN, C. V. P. Webquests, oficinas e guia de orientação: uma proposta integrada para formação continuada de professores de matemática. Bolema., v. 27, n. 46, p. 663-680, 2013.
CUSTÓDIO, I. A.; NACARATO, A. M. Mobilizando conceitos geométricos nos anos inicias do ensino fundamental. Revista Educação Matemática em Foco, v. 6, n. 1, jan./jun., p. 01- 26, 2017.
DODGE, B. WebQuests: a technique for Internet-based learming. DistanceEducator. 1996.
KENSKI, V. M. Cultura digital. In: MILL, D. (org.) Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Papirus. 1º ed., 2018.
LÉVY, P. Cibercultura. 3º ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
MANGINSKI, F. E.; RESENDE, L. M. M.; PENTEADO, A. L. Utilização de webquests na forma de blog como ferramenta de aprendizagem na disciplina Ciência dos Materiais. Revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências. v. 14, n. 02, maio-ago, p. 109-119, 2012.
MARTINS, L. F. Motivando o ensino de geometria. Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc. Curso de Pós-Graduação Especialização Em Educação Matemática. Criciúma, 2008.
MAURI, T.; ONRUBIA, J. O professor em ambientes virtuais. In: COLL, C. MONEREO, C. (org.) Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
PASSOS, A. Q.; BROIETTI, F. C. D. Webquest: uma experiência na disciplina de cálculo diferencial e integral com alunos do curso de química. Experiências em Ensino de Ciências, v. 5, n. 1, p. 159-168, 2010.
PINHO, C. O. et al. O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversal. Educação Matemática em Revista. v. 22, n. 55, jul/set. p. 125-137, 2017.
SILVA, J. P.; LIMA, I; GITIRANA, V. Ensinar matemática à luz de uma perspectiva crítica: algumas reflexões. Ensino da Matemática em debate, v. 6, n. 3, p. 180-198, 2019.
SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. 3ª ed. Campinas, SP: Papirus. 2001.
SOUSA, R. A.; CARNEIRO, R. S.; CARNEIRO, R. S. O uso de celular como recurso didático no ensino de geometria para alunos do ensino fundamental. REnCiMa, v.11, n 1, p. 202-218, 2020.
ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre/RS:Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Estudos Interdisciplinares adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que possibilita o compartilhamento e a adaptação do trabalho, incluindo fins comerciais, desde que seja feita a atribuição adequada e seja reconhecida a publicação original nesta revista.