CONSTRUINDO UMA ESCOLA PARA TODOS

O PAPEL DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA INCLUSÃO ESCOLAR

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Autores

  • Priscilla Pinzetta Universidade Cidade de São Paulo
  • Natasha Lima Medeiros Ferreira Universidade Cidade de São Paulo
  • Rafael Lima Medeiros Ferreira Universidade Federal do Amazonas
  • Roberto Gimenez Universidade Cidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-4953-5941

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.660

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Deficiência, Inclusão

Resumo

A gestão democrática na educação desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão de alunos com deficiência. Historicamente, a educação de pessoas com deficiência enfrentou diversos desafios, desde a segregação até a marginalização. No entanto, ao longo do tempo, a perspectiva da inclusão escolar ganhou força, e a gestão democrática tornou-se uma parte essencial desse processo. As políticas e legislações foram implementadas para garantir que os estudantes com deficiência tenham acesso a uma educação de qualidade em escolas regulares. Essa abordagem visa não apenas à igualdade de oportunidades, mas também ao pleno desenvolvimento do potencial de cada aluno, independentemente de suas diferenças. A pesquisa nesse campo visa compreender as melhores práticas e os desafios enfrentados na promoção da inclusão. Ao aprimorar o perfil da gestão democrática, podemos construir um sistema educacional mais inclusivo e igualitário, onde todos os alunos tenham a possibilidade de contribuir para a sociedade de maneira significativa.

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Biografia do Autor

Priscilla Pinzetta, Universidade Cidade de São Paulo

Gestora Escolar na Secretaria Municipal de Educação de Diadema-SP. Pedagoga com habilitação em Deficiência Visual, Mestra em Educação. Doutoranda em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo, bolsista CAPES.

Natasha Lima Medeiros Ferreira, Universidade Cidade de São Paulo

Bibliotecária, Pedagoga, Mestra em Educação. Doutoranda em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo, bolsista CAPES.

Rafael Lima Medeiros Ferreira, Universidade Federal do Amazonas

Bibliotecário-Documentalista na Universidade Federal do Amazonas. Pedagogo, Mestre em Políticas Públicas, Doutor em Educação.

Roberto Gimenez, Universidade Cidade de São Paulo

Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Bacharel, Licenciado, Mestre e Doutor em Educação Física (USP).

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Publicado

2024-06-13

Como Citar

Pinzetta, P., Ferreira, N. L. M., Ferreira, R. L. M., & Gimenez, R. (2024). CONSTRUINDO UMA ESCOLA PARA TODOS: O PAPEL DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA INCLUSÃO ESCOLAR. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–18. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.660

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

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