PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

EXPERIÊNCIAS E RELATOS DA PRÁTICA DOCENTE

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Autores

  • Patricia Oliveira Crespo Nunes Universidade Federal do Pampa
  • Letícia Martins dos Santos Universidade Federal do Pampa
  • Ana Cristina da Silva Rodrigues Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Letramento, Leitura, Educação Infantil

Resumo

Este trabalho consiste em um relato de experiência desenvolvida por duas professoras do município de Jaguarão, no sul do estado do Rio Grande do Sul que realizam práticas de leitura não convencional com crianças de três anos. As professoras denominaram a atividade relatada como “o contador de histórias” que tem por objetivo promover situações significativas de letramento a partir das “brincadeiras de ler” para as crianças da primeira etapa da educação básica. Desse modo, elas pretendem com esse relato mostrar a possibilidade de trabalhar com a prática social da leitura mesmo que os alunos da educação infantil não leiam convencionalmente. O hábito de ler se constrói aos poucos e por esse motivo, é que pode ser trabalhado desde os primeiros anos da educação infantil, pois o inicio do processo de aprendizagem da leitura com as crianças começa a se dar a cada
contato que elas têm com as letras, com as palavras e com os gêneros textuais, propiciando novas concepções leitoras. Com esta proposta de trabalho não se tem a pretensão de que as crianças façam a leitura propriamente dita ainda na educação infantil, mas sim de possibilitar a elas o convívio social e cultural que a leitura traz.

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Biografia do Autor

Patricia Oliveira Crespo Nunes, Universidade Federal do Pampa

Universidade Federal do Pampa

Letícia Martins dos Santos, Universidade Federal do Pampa

Universidade Federal do Pampa

Ana Cristina da Silva Rodrigues, Universidade Federal do Pampa

Universidade Federal do Pampa

Referências

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Publicado

2021-06-14

Como Citar

Nunes, P. O. C., Santos, L. M. dos, & Rodrigues, A. C. da S. (2021). PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS E RELATOS DA PRÁTICA DOCENTE. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(3). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/53

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