PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

EXPERIÊNCIAS E RELATOS DA PRÁTICA DOCENTE

Visualizações: 399

Autores

  • Patricia Oliveira Crespo Nunes Universidade Federal do Pampa
  • Letícia Martins dos Santos Universidade Federal do Pampa
  • Ana Cristina da Silva Rodrigues Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Letramento, Leitura, Educação Infantil

Resumo

Este trabalho consiste em um relato de experiência desenvolvida por duas professoras do município de Jaguarão, no sul do estado do Rio Grande do Sul que realizam práticas de leitura não convencional com crianças de três anos. As professoras denominaram a atividade relatada como “o contador de histórias” que tem por objetivo promover situações significativas de letramento a partir das “brincadeiras de ler” para as crianças da primeira etapa da educação básica. Desse modo, elas pretendem com esse relato mostrar a possibilidade de trabalhar com a prática social da leitura mesmo que os alunos da educação infantil não leiam convencionalmente. O hábito de ler se constrói aos poucos e por esse motivo, é que pode ser trabalhado desde os primeiros anos da educação infantil, pois o inicio do processo de aprendizagem da leitura com as crianças começa a se dar a cada
contato que elas têm com as letras, com as palavras e com os gêneros textuais, propiciando novas concepções leitoras. Com esta proposta de trabalho não se tem a pretensão de que as crianças façam a leitura propriamente dita ainda na educação infantil, mas sim de possibilitar a elas o convívio social e cultural que a leitura traz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Oliveira Crespo Nunes, Universidade Federal do Pampa

Universidade Federal do Pampa

Letícia Martins dos Santos, Universidade Federal do Pampa

Universidade Federal do Pampa

Ana Cristina da Silva Rodrigues, Universidade Federal do Pampa

Universidade Federal do Pampa

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n.º 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Dezembro de 1996. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 03 de Agosto de 2020.

BRANDÃO, Ana Carolina Perussi; ROSA, Ester Calland de Souza. Entrando na roda: as histórias na Educação Infantil. In: BRANDÃO, Ana Carolina Perussi; ROSA, Ester Calland de Souza (org). Ler e escrever na Educação Infantil: Discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

CORSINO, Patricia. Infância, Linguagem e Letramento: Educação Infantil na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Tese ( Doutorado em Educação). Rio de Janeiro: PUC, Departamento de Educação, 2003.

FERREIRO, Emilia. Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo: relato de uma professora. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

Freire, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 4) – São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

JAGUARÃO. Conselho Municipal de Educação. Resolução 01 de 01 de março de 2016- estabelece as normas para a oferta da Educação Infantil no Sistema Municipal de Ensino de Jaguarão. 2016.

LEAL, Tela Ferraz; SILVA, Alexsandro. Brincando, as crianças aprendem a falar e a pensar sobre a língua.In: BRANDÃO, Ana Carolina Perussi; ROSA, Ester Calland de Souza (org). Ler e escrever na Educação Infantil: Discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte:

Autentica Editora, 2011.

LOPES, Daiane Monique Pagani. Vivências de Atelie: pensando as práticas de acompanhamento, registro e avaliação na educação infantil. (Relatório Crítico reflexivo). Mestrado Profissional em Educação.UNIPAMPA, 2018.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

PINHO, Patrícia Moura. Alfabetizar letrando ou letrar alfabetizando? Revista Trajetória Multicursos. Anais do XVIII do Fórum Internacional de Educação. Volume 5.Agosto de 2014.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Nunes, P. O. C., Santos, L. M. dos, & Rodrigues, A. C. da S. (2021). PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS E RELATOS DA PRÁTICA DOCENTE. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(3). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/53

Artigos Semelhantes

<< < 27 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.