MÉTODOS DE ANÁLISE

IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Visualizações: 392

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v4i4.433

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Metodologias de análise, Implementação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os mecanismos de análises aplicados na implementação de políticas públicas em políticas sociais nos estudos de caso a partir de revisão bibliográfica de obras atuais que obtiveram destaque no campo metodológico. A análise tem como objetivo explorar a manifestação de diversos pesquisadores a respeito de temas metodológicos gerando um arcabouço conciso em relação aos processos de implementação que devem nortear a análise de políticas públicas. Constatou-se que a abordagem ideal observa a estrutura de cada proposta, norteando-se pelas características de implementação específicas de cada projeto e a partir dos mesmos elencando indicadores particulares da implementação para a análise.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Martins Camoretto, Universidade Federal do Pampa

Mestranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pampa - Campus São Borja/RS. Pesquisadora da área de governança municipal.

Ewerton da Silva Ferreira , Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Políticas Públicas e Licenciado em Ciências pela Universidade Federal do Pampa. Presidente do Centro de Estudos Interdisciplinares.

Ronaldo Bernardino Colvero, Universidade Federal do Pampa

Doutor em História. Professor do curso de Ciências Sociais - Ciência Política (UNIPAMPA). Professor do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (UNIPAMPA). Coordenador do grupo de pesquisa Relações de Fronteira, política e cultura na tríplice aliança.

Referências

AFFONSO, Rui de Brito Álvares. Descentralização e reforma do Estado: a Federação brasileira na encruzilhada. Economia e Sociedade, Revista de Economia da Unicamp, 2000, n° 14, p. 127-152.

CARDOSO, Baranda Bruno. A implementação do Auxílio Emergencial como medida excepcional de proteção social. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | Rio de Janeiro. jul. - ago. 2020 p. 1052 -1063 DOI: https://doi.org/10.1590/0034-761220200267

COSTA, Bruno Lazzarotti Diniz, BRONZO. Intersetorialidade no enfrentamento da pobreza: o papel da implementação da gestão. In: FARIA, Carlos Aurélio Pimenta de, org. Implementação de Políticas Públicas: teoria e prática. Belo Horizonte: ed. PUC, Minas, 2012.

DIAS, Reinaldo. Ciência Política. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2013.

EGLER, Claudio A G. Pandemia e Desigualdade Territorial no Brasil. II SINGER – Simpósio Nacional de Geografia Regional: a redescoberta da região e Seminário Internacional O Espaço do Novíssimo Século XXI, novembro de 2020.

LOTTA, Gabriela. A política pública como ela é: contribuições dos estudos sobre implementação para a análise de políticas públicas. In: Teoria e análises sobre implantação de políticas públicas no Brasil / organizadora, Gabriela Lotta. -- Brasília: Enap, 2019.

NEXO LTDA. Os brasileiros presos na Tailândia e as penas antidrogas na Ásia. Fevereiro de 2022. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2022/02/22/Os-brasileiros-presos-na-Tail%C3%A2ndia-e-as-penas-antidrogas-na-%C3%81sia. Acesso em: 15 maio 2022.

TRONCO, Giordano B. O guia de políticas públicas para estudantes e gestores. Porto Alegre: Jacarta Produções, 2018.

Downloads

Publicado

2023-01-03

Como Citar

Martins Camoretto, T. ., da Silva Ferreira , E., & Bernardino Colvero, R. (2023). MÉTODOS DE ANÁLISE: IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 4(4), 104–116. https://doi.org/10.56579/rei.v4i4.433

Edição

Seção

DOSSIÊ RELAÇÕES DE FRONTEIRAS E INTERDISCIPLINARIDADE

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)