EVASÃO E RETENÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM OLHAR PARA ÉTICA DOS DEVERES

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Palavras-chave:

Permanência; Compromisso Social; Reflexão Ética.

Resumo

A educação profissional e tecnológica fundamentada em uma história há mais de 100 anos,  início em 1909, com a criação de Escolas de Aprendizes Artífices, passaram por transformações e reconfigurações; cada vez mais presentes nos estudos acadêmicos. O Programa de Permanência e Êxito, acende uma esperança para os estudantes, amplia a possibilidade aos educandos para manterem-se na instituição durante a formação. O estudo sobre ética do dever, no contexto da evasão escolar no ensino técnico e tecnológico no IFFar resulta em pesquisa descritiva, em estágio incipiente que teve como objeto os Planos Estratégicos de Permanência e Êxito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) Campus São Borja. A investigação filosófica com propósito tornar explícita pressuposições implícitas que guiam a prática cotidiana; apresenta critérios identificadores para o chamado fenômeno ético, busca um diálogo entre o problema público, evasão, e, a política pública, elementos que constitui-se como possibilidade de resolução do problema, a política de permanência, essa, instituída logo após as Auditorias Internas nas Instituições Federais de Ensino (IFs), compreendidas como as entidades vocacionadas estritamente ligada a educação pública, os apontamentos do Tribunal de Contas da União (TCU) buscam minimizar a problemática da evasão e consolidar a qualidade da educação.

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Biografia do Autor

Sandra Micheli Greff Menuzzi, Universidade Federal do Pampa

Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa.

Muriel Pinto , Universidade Federal do Pampa

Doutor em Geografia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus São Borja. Atuando nos cursos de Licenciatura em Ciências Humanas, Ciências Sociais – Ciência Política e no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas.  

Muriel Pinto, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Geografia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus São Borja. Atuando nos cursos de Licenciatura em Ciências Humanas, Ciências Sociais – Ciência Política e no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas.  

Daniel Sarmento Pereira, Universidade Federal do Pampa

Aluno do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa. E-mail: danielsarmentop@gmail.com

Referências

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Publicado

2022-12-18

Como Citar

Greff Menuzzi, S. M., Pinto , M. ., Pinto, M. ., & Sarmento Pereira, D. . (2022). EVASÃO E RETENÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM OLHAR PARA ÉTICA DOS DEVERES. Revista De Estudos Interdisciplinares , 4(3), 41–49. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/347

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES

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