A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

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Autores

  • Raquel Pereira Neves Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-0812-3921
  • Mara Elisângela Jappe Goi Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1650

Palavras-chave:

Formação de professores, Metodolgogias Ativas, Ensino de Ciências

Resumo

O objetivo desta pesquisa é fazer um estudo bibliográfico sobre a importância em abordar a Experimentação Investigativa na Formação de Professores de Ciências da Natureza e discutir as potencialidades dessa formação. Para isso foi realizado um levantamento teórico nas bases de dados eletrônicas do Portal de Periódicos da CAPES[1], por meio do acesso da Confederação Acadêmica Federada (CAFe), via Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em artigos científicos, usando as palavras-chave “Experimentação Investigativa” e “Formação de professores”. A pesquisa é de cunho qualitativa e após as leituras percebeu-se que a formação de professores é discutida em documentos que regem a Educação, mas que os professores ainda encontram dificuldades em trabalhar com metodologias ativas, pois a sua formação é alicerçada em outras temáticas. Quando os professores se propõem a trabalhar na perspectiva investigativa os alunos são levados ao desenvolvimento de uma pesquisa para resolver um problema, tornando-o protagonista do processo de aprendizagem, mas para isso é necessário o investimento na formação docente.

 

 

 

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Biografia do Autor

Raquel Pereira Neves Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Raquel Pereira Neves Gonçalves é professora das escolas Estadual de Educação Básica Eduardo Lopes da Rosa e Escola de Ensino Fundamental Professora Maria Pereira Teixeira no município de Vila Nova do Sul, Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Pampa, Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química - FACINTER, Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Possui Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT. Integrante dos Projetos de Pesquisa: Fundamentos para o emprego da metodologia de Resolução de Problemas na Educação Básica; Atividade Experimental Problematizada (AEP): estrutura teórico-metodológica como estratégia pedagógica qualificadora ao ensino experimental de ciências e do Projeto de Extensão: Resolução de Problemas no Ensino de Ciências-UNIPAMPA. Possui experiência na docência na área de Ciências, Física, Química.

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa

Professora doutora do curso de Licenciatura em Ciências Exatas e dos programas de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação em Ciências das Universidades Unipampa e UFRGS. 

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Publicado

2025-02-06

Como Citar

Pereira Neves Gonçalves, R., & Goi, M. E. J. (2025). A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(1), 01–16. https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1650

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