LIDERANÇA FEMININA NO SETOR PÚBLICO

O QUE ESTAMOS APRENDENDO COM AS PESQUISAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS?

Visualizações: 5

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i6.1191

Palavras-chave:

Liderança Feminina, Administração Pública, Revisão Sistemática de Literatura (RSL), Estereótipos de Gênero, Políticas Públicas Inclusivas

Resumo

A liderança feminina tem se consolidado como um tema central em discussões nacionais e internacionais, especialmente no contexto da Administração Pública brasileira, em que a representação de gênero tem ganhado maior relevância nas últimas décadas. Este estudo tem como objetivo apresentar um panorama sobre a liderança feminina no setor público brasileiro, utilizando, como metodologia, a Revisão Sistemática de Literatura (RSL) no período de 2018 a 2023. A pesquisa foi conduzida seguindo o protocolo de Cronin, Ryan e Coughlan (2008) e realizada em bases científicas como Scielo, Web of Science, ScienceDirect, Mendeley, CAPES, Google Acadêmico e Scopus. Foram analisados 30 artigos que discutem as principais barreiras enfrentadas por mulheres em cargos de liderança no setor público, além de temas como estilos de liderança, estereótipos de gênero e representatividade. Os resultados indicam que as mulheres ainda enfrentam desafios significativos para ascender e desempenhar funções de liderança. Com base nessas análises, o estudo propõe direções para agendas de pesquisa futuras e subsidia a formulação de políticas públicas inclusivas, com o objetivo de promover a igualdade de gênero na Administração Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zaira Pires Ferreira, Universidade de Brasília

Graduada em Administração pelo Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste – UNIDESC. Especialista em Gestão Pública pela FORTIUM. Aluna do mestrado profissionalizante em Gestão Pública pela Universidade de Brasília - UnB. Servidora Pública do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional desde 2006.

Luís Felipe de Oliveira Nabuco de Araújo, Universidade de Brasília

Graduado em Ciência Política pela Universidade de Brasília - UnB. Especialista em Administração Pública pelo IESB. Aluno do mestrado profissionalizante em Gestão Pública pela Universidade de Brasília - UnB. Servidor Público do Ministério de Portos e Aeroportos desde 2014. Assessor Parlamentar do Ministério de Portos e Aeroportos.

Marco Aurélio Crepory Franco, Universidade de Brasília

Nascido no Rio de Janeiro - RJ, morador de Brasília há 50 anos, graduado em Gestão Pública pela Universidade do Distrito Federal - UDF, trabalhou e diversas instituições públicas e privadas, desde 2009 é servidor do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, lotado no Departamento de Articulação e Gestão. Atualmente aluno do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública da Universidade de Brasília - UnB.

Maria Júlia Pantoja, Universidade de Brasília

Professora da Universidade de Brasília (UnB) no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública. Possui Doutorado e Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (UnB). Atuou em diversas áreas executivas e de gestão na administração pública federal: Coordenadora-Geral de Desenvolvimento de Pessoas, na Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Coordenadora-Geral de Desenvolvimento de Pessoas, na Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SRH/MP) e integrante do Comitê Gestor da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas - PNDP; Assessora Especial do Procurador Geral de Justiça do MPDFT, na coordenação do Escritório de Gestão por Competências. Coordenadora do Grupo de Pesquisa UnB/CNPq Gestão do Trabalho, Liderança e Transformação Digital. Possui publicações de artigos em periódicos indexados, bem como livros e manuais técnicos abordando temas nas áreas de gestão por competências, aprendizagem, educação corporativa e gestão do conhecimento, qualidade de vida no teletrabalho (e-QVT), liderança pública, gênero, competências emergentes no contexto da transformação digital, tecnologias sociais nos novos arranjos produtivos do agronegócio, qualidade alimentar em escolas.

Referências

AKBAR, H.; AL-DAJANI, H.; ADEINAT, I. Women's leadership gamut in Saudi Arabia'shigher education sector. Gender, Work & Organization, v. 30, n. 5, p. 1649-1675, 2023. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/gwao.13003. Acesso em: 5 maio 2024.

BACELAR, A. S.; CAMPOS, A. C.; CAPPELLE, M. C. A.; CARVALHO, F. A. P.; REZENDE, D. C. Carreiras femininas: uma revisão sistemática sobre trajetórias profissionais. Revista de Carreiras e Pessoas, v. 11, n. 2, p. 201-217, 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/48009/pdf. Acesso em: 5 maio 2024.

BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO. Mulheres líderes no setor público da América Latina e do Caribe: lacunas e oportunidades. 2022. Disponível em: https://mpmulheres.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Mulheres-lideres-no-setor-publico-da-America-Latina-e-do-Caribe.-Lacunas-e-opportunidades-BID.pdf. Acesso em: 17 maio 2024.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BENIGNO, G.; VIEIRA, D.; OLIVEIRA, J. Desigualdade de gênero nos estados brasileiros e análise dos stakeholders do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Revista de Administração, Rio de Janeiro, v. 55, n. 2, p. 483-501, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/xkJn9DbJmFbXnMVvmcYdyFG/?lang=pt. Acesso em: 4 maio 2024.

BERTONCINI, I.; CUNHA, C. Liderança no poder judiciário brasileiro: o estado da arte. Revista Foco, v. 15, n. 2, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/374/363. Acesso em: 7 maio 2024.

BRANDÃO, C.; SANTOS, F.; PERES, S. Processo de transição para uma posição de liderança: um estudo com mulheres. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, v. 9, n. 1, p. 9-23, 2020. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/2559. Acesso em: 6 maio 2024.

BRASIL. Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997. Regulamenta as eleições para Presidente e Vice-Presidente da República, Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal, Prefeito e Vice-Prefeito, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual, Deputado Distrital e Vereador dar-se-ão, em todo o País. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 1 out. 1997. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/legislacao/portal-legis/legislacao-1/leis-ordinarias/1997-leis-ordinarias-1. Acesso em: 7 maio 2024.

BRASIL. Lei nº 12.034, de 29 de setembro de 2009. Altera as Leis nos 9.096, de 19 de setembro de 1995 - Lei dos Partidos Políticos, 9.504, de 30 de setembro de 1997, que estabelece normas para as eleições, e 4.737, de 15 de julho de 1965 - Código Eleitoral. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 30 set. 2009.

BRASIL. Ministério do Planejamento e Orçamento. Painel estatístico de pessoal. Brasília, 2023. Disponível em: http://painel.pep.planejamento.gov.br/QvAJAXZfc/opendoc.htm?document=painelpep.qvw&lang=en-US&host=Local&anonymous=true. Acesso em: 16 abr. 2024.

CARVALHO, J.; SOBRAL, F.; MANSUR, J. Explorando a liderança compartilhada em organizações públicas: evidências da arena educacional. Revista De Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 54, n. 3, p. 524-544, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/Ndhh3z9Rddf3wHDZj6K4KGd/?lang=pt. Acesso em: 8 maio 2024.

CEMBRANEL, P.; FLORIANO, L.; CARDOSO, J. Mulheres em cargos de liderança e os seus desafios no mercado de trabalho. Revista de Ciências da Administração, v. 22, n. 57, p. 57-67, ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/78116. Acesso em: 8 maio 2024.

CENSON, D.; REIS, C. U. F.; MEDAGLIA, J. NAKATANI, M. S. M. Trajetórias de mulheres na docência e na pesquisa em turismo. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 16, p. 1-15, 2022. Disponível em: https://rbtur.org.br/rbtur/article/view/2468. Acesso em: 9 maio 2024.

COSTA, L.; CAPPELLARI, G.; VARGAS, K. Gestão pública e gênero: as experiências vivenciadas por mulheres no ingresso e na ocupação de cargos em um município brasileiro. Urbe: Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 14, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/28873. Acesso em: 9 maio 2024.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CRONIN, P.; RYAN, F.; COUGHLAN, M. Undertaking a literature review: a step-by-step approach. British Journal of Nursing, v. 17, n. 1, p. 38-43, 2008. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18399395/. Acesso em: 10 maio 2024.

EAGLY, A.; CARLI, L. L. Women and the labyrinth of leadership. Harvard Business Review, p. 62-71, set. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/tCzLBJyCbWjsr5bkQnnZ7bm/#. Acesso em: 12 nov. 2023.

ERIKSON, J.; JOSEFSSON, C. Feminine leadership ideals and masculine practices: exploring gendered leadership conditions in the swedish parliament. Politics & Gender, v. 19, n. 4, p. 1061-1086, 2023. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/politics-and-gender/article/feminine-leadership-ideals-and-masculine-practices-exploring-gendered-leadership-conditions-in-the-swedish-parliament/3FB8D031073E721AA59AD897A3DCA8DE#. Acesso em: 20 abr. 2024.

FINKEL, M.; GRØN, C.; HUGHES, M. Moving on up? effects of leadership training and intersectoral mobility on women’s advancement in danish public administration management. Review of Public Personnel Administration, v. 43, n. 2, p. 215-238, 2023. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0734371X211054875. Acesso em: 15 maio 2024.

FOORT-DIEPEVEEN, R. A. V.; ARGYROU, A.; LAMBOOY, T. Holistic and integrative review into the barriers to women’s advancement to the corporate top in Europe. Gender in Management, v. 16, n. 4, p. 1754-2413, 2021. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/gm-02-2020-0058/full/html. Acesso em: 15 maio 2024.

GOMES NETO, M. B.; GRANGEIRO, R. R.; ESNARD, C. Mulheres na academia: um estudo sobre o fenômeno queen bee. RAM, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 1-30, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ram/a/zjTNYscMRwDxczDqXFc4QSH/?lang=pt. Acesso em: 6 maio 2023.

HRYNIEWICZ, L.; VIANNA, M. Mulheres em posição de liderança: obstáculos e expectativas de gênero em cargos gerenciais. Cadernos EBAPE, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 331-344, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/Wwqj4gNdm8k8jcGRjCFxvqm/?lang=pt. Acesso em: 6 set. 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Indicadores Brasileiro para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Brasília, 2024. Disponível em: https://odsbrasil.gov.br/. Acesso em: 20 jan. 2024.

ISHIZAWA, A. K. C.; BORRO, D. S. G.; ENDO, G. Y.; PASCHOALOTTO, M. A. C.; RODRIGUES, V. C. Liderança feminina nas organizações: a percepção dos discentes do curso de administração. Revista Inteligência Competitiva, v. 11, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://iberoamericanic.org/rev/article/view/388. Acesso em: 10 maio. 2024.

KAYSER, K.; KLEIN, R. W.; DORNELLES, N.; LENGERT, N.; FLACH, D.; FERLA, R. Liderança: uma revisão bibliométrica. Revista conexão, n. 10, p. 392-407, 2022. Disponível em: https://revistas.uceff.edu.br/conexao/article/view/231/221. Acesso em: 5 maio 2024.

MELO, F.; SILVA, G. Qualidades de liderança para a inovação em organizações do setor público. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 6, n. 3, p. 121-143, 2019. Disponível em: https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/6187. Acesso em: 16 maio 2024.

MILTERSTEINER, R.; OLIVEIRA, F. B.; HRYNIEWICZ, L. G. C.; SANT’ANNA, A. S.; MOURA, L. C. Liderança feminina: percepções, reflexões e desafios na administração pública. Cadernos EBAPE.BR, v. 18, n. 2, p. 406-423, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/tCzLBJyCbWjsr5bkQnnZ7bm/?lang=pt. Acesso em: 10 maio 2023.

MOLINA, G.; URREA-SOLANO, M.; BAENA-MORALES, S.; GAVILÁN-MARTIN, D. The satisfactions, contributions, and opportunities of women academics in the framework of sustainable leadership: a case study. Sustainability, v. 14, n. 14, 2022. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/14/14/8937. Acesso em: 16 maio 2024.

MOTA-SANTOS, C.; CARVALHO NETO, A.; OLIVEIRA, P.; ANDRADE, J. Reforçando a contribuição social de gênero: a servidora pública qualificada versus a executiva. Revista Brasileira de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 53, n. 1, p. 101-123, jan./fev. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/ZyvC75wxtPKghVZcrVGzH3S/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 maio 2024.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5: igualdade de gênero. ONU BRASIL, 2015.

PARKINSON, D.; DUCAN, A.; ARCHER, F. Barriers and enablers to women in fire and emergency leadership roles. Gender in Management, v. 34, n. 2, p. 78-93, 2019. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/gm-07-2017-0090/full/html. Acesso em: 14 maio 2024.

PETERSON, H. A women-only leadership development program: facilitating access to authority for women in swedish higher education? Social Sciences, v. 8, n. 5, 2019. Disponível em: https://www.mdpi.com/2076-0760/8/5/137. Acesso em: 23 maio 2024.

POTTER, R.; VOLDEN, C. A female policy premium? agency context and women’s leadership in the U.S. Federal Bureaucracy, Journal of Public Administration Research and Theory, v. 31, n. 1, p. 91-107, jan. 2021. Disponível em: https://academic.oup.com/jpart/article/31/1/91/5880879. Acesso em: 6 maio 2024.

POWELL, G. N.; BUTTERFIELD, D. A. Investigando o fenômeno do “teto de vidro”: um estudo empírico de promoções reais para a alta administração. Jornal da Academia de Administração, v. 37, n. 1, p. 68-86, 1994. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1994-31642-001. Acesso em: 5 maio 2023.

PRADO, R.; FLEITH, D. Female leadership talent development: the brazilian context. Avances en Psicología Latinoamericana, v. 36, n. 2, p. 363-372, 2018. Disponível em: https://revistas.urosario.edu.co/xml/799/79955443010/79955443010_visor_jats.pdf. Acesso em: 6 maio 2024.

PRONI, T.; PRONI, M. W. Discriminação de gênero em grandes empresas no Brasil. Revista Estudos Feministas, v. 26, n. 1, p. 1-21, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/b63KGwqRVrTvtvhC6FkXLZf/?format=html. Acesso em: 23 maio 2024.

REIS, T. A.; DIAS, A. S.; OLIVEIRA, E. O.; COSTA, J. A.; CREMONEZI, G. O. G.; SPERS, V. R. E. Desafios e conflitos da mulher na busca da ascensão na carreira profissional. Revista de Carreiras & Pessoas, v. 8, n. 3, p. 398-412, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/36820. Acesso em: 14 maio 2024.

ROCHA, A. R.; SEGURA, L. C.; ZATTA, F. N.; GONÇALVES, W. Competências de liderança para a cultura inovativa na gestão pública. Teoria e Prática em Administração, v. 13, n. 1, p. 1-13 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/64604. Acesso em: 14 out. 2024.

SAVONE, M.; RODRIGUES, M. Feminino: o caminho para a igualdade de oportunidades de trabalho. Revista de Carreiras e Pessoas, v. 12, n. 1, p. 31-53, 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/48727/38503. Acesso em: 5 maio 2024.

SOBRAL, S.; RIBEIRO, C. A liderança no feminino: uma revisão da literatura. Revista Gestão e Desenvolvimento, Portugal, n. 26, p. 57-76, 2018. Disponível em: https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/655. Acesso em: 14 maio 2024.

SPUDEIT, D.; PINTO, M. Liderança feminina na gestão de bibliotecas universitárias de Santa Catarina. Perspectivas em Ciência Da Informação, v. 27, n. 3, p. 115-148, jul./set. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/ZPvNWr5YbPsNLQCbpq88TBg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 maio 2024.

TEIXEIRA, S. Gestão das organizações. 3. ed. Lisboa: Escolar Editora, 2013.

THOMAS, J.; THOMAS, C.; SMITH, K. The challenges to gender equity and women in leadership at a university distributed in regional Australia. Social Sciences, v. 8, n. 6, 2019. Disponível em: https://www.mdpi.com/2076-0760/8/6/165. Acesso em: 13 maio 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-23

Como Citar

Ferreira, Z. P., Araújo, L. F. de O. N. de, Franco, M. A. C., & Pantoja, M. J. (2024). LIDERANÇA FEMININA NO SETOR PÚBLICO: O QUE ESTAMOS APRENDENDO COM AS PESQUISAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS? . Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(6), 01–24. https://doi.org/10.56579/rei.v6i6.1191

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.