SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INTERATIVA

DISCUTINDO O CONCEITO DE BISSETRIZ DE UM ÂNGULO INTERNO DE UM TRIÂNGULO QUALQUER

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1171

Palavras-chave:

SDI, Objeto de Aprendizagem GeoGebra, Mapa Conceitual, Ensino

Resumo

O estudo propõe avaliar a elaboração do conceito de bissetriz de um ângulo interno de um triângulo qualquer por parte de uma turma do oitavo ano do ensino fundamental em uma escola localizada no Semi-Árido potiguar, utilizando a Sequência Didática Interativa (SDI) como abordagem pedagógica. As respostas provenientes dos conhecimentos preexistentes dos alunos, foram revistas e condensadas em conjuntos, a fim de obter uma definição a ser debatida usando como recurso didático o Objeto de Aprendizagem GeoGebra, que por sua vez se mostrou um software interativo que auxilia a aprendizagem. No que concerne ao conceito em estudo, os mapas conceituais apresentados evidenciaram que os discentes tiveram aprimoramento dos conhecimentos de modo conversacional e interativo. As conclusões descortinam que a SDI colabora para uma discussão interativa proporcionando a construção de saberes, mediante conhecimentos prévios dos discentes.

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Biografia do Autor

Elivanio Carneiro do Nascimento Junior, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Bacharel em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) com Láurea acadêmica. Monitor de Pré Cálculo e Geometria Analítica. Possui experiência em ensino, pesquisa e extensão na área de ciências exatas, com ênfase em pré cálculo, geometria analítica e GeoGebra.

Otávio Floriano Paulino, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2011), graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2011), graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (2010), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2013) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-árido. Tem experiência na área de Física e Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, Física Matemática e Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: equações diferencias especiais, ensino de física e de matemática, formação docente, tecnologias de informação e comunicação e metodologias de ensino e aprendizagem.

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Publicado

2025-01-31

Como Citar

Nascimento Junior, E. C. do, & Paulino, O. F. (2025). SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INTERATIVA: DISCUTINDO O CONCEITO DE BISSETRIZ DE UM ÂNGULO INTERNO DE UM TRIÂNGULO QUALQUER . Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(1), 01–13. https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1171

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