O PERCURSO EM BUSCA DE FONTES ESCOLARES
O CASO DO GYMNASIO SÃO VICENTE DE PAULO
Visualizações: 67Palavras-chave:
Gymnasio São Vicente de Paulo, Fontes históricas, Espírito SantoResumo
Este texto analisa o percurso em busca de fontes para a produção de pesquisas locais em História da Educação, considerando a experiência de investigação com foco em uma instituição escolar, o Gymnasio São Vicente de Paulo (GSVP), que se localizava no centro de Vitória, capital do Espírito Santo. O GSVP funcionou no período entre 1913 e 1971, como instituição privada que atendia aos filhos da elite capixaba e que foi doada, nos anos 1970, ao município de Vitória. A busca por essas fontes históricas toma como suporte teórico-metodológico o paradigma indiciário (GINZBURG, 1989), no sentido de seguir rastros e indícios que contribuam para reconstituir a história dessa instituição. Nesse percurso, as lacunas encontradas nas e entre as fontes, considerando sua escassez, precariedade e dispersão, despertaram uma reflexão sobre o fazer historiográfico local, no sentido de pensar a organização de acervos escolares.