O ENUNCIADO QUE FAZ ACONTECER

O AFOXÉ COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO E DIFUSOR DO CONHECIMENTO HISTÓRICO NO ENSINO BÁSICO

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Autores

  • Maria Disnei Souza Alves Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Cultura Afro-brasileira, Afoxé, Conhecimento Histórico, Educação Antiracista

Resumo

Esse trabalho tem o objetivo de discutir o uso da musicalidade utilizada por povos de terreiro na sala de aula como instrumento didático para o desenvolvimento do conhecimento e consciência histórica, bem como desenvolver uma educação antirracista. A escola é um espaço onde o racismo religioso ainda é muito presente, tendo em vista que os elementos culturais que compõem ou que perpassam outros territórios de saber como os terreiros de Umbanda e Candomblé são invisibilizados pelo caráter de racismo epistêmico que esses saberes sofrem. O Afoxé (em iorubá “o enunciado que faz acontecer”) como uma expressão cultural de influência africana em que ritmos como Ijexá são entoados nas ruas a partir dos terreiros de Candomblé, configura-se como um sistema de preservação da memória dos ancestrais cultuados nas comunidades. Na proposta de uma oficina em que os alunos possam conhecer os instrumentos e os ritmos utilizados, assim como formar um grupo de toques é possível a partir das tradições religiosas da diáspora africana no Brasil perceber os saberes ancestrais como modelos não-hegemônicos a serem construídos no espaço escolar. Para essa proposta e entendendo a necessidade do ensino de história atuar com novas propostas de abordagem e ser campo amplo de possibilidades, a pedagogia das encruzilhadas se faz presente pensando a escola como um campo de experiência afrocentrada para o atravessamento do contínuo colonial em que os saberes escolares ainda estão alicerçados. Tendo em vista que o racismo no Brasil é estrutural e certa de que as violências somadas a microagressões cotidianas, impactam a qualidade e a expectativa de vida da população, atividades que propõe resgatar a contribuição negra para história do Brasil são de suma importância. Apesar dessa constatação e do desenvolvimento de ações apoiada pela lei 10.639, educadores ainda relatam desafios na escola, tais como estrutura educacional precária, falta de material de apoio e dificuldades de formação. Entendemos até aqui, que confrontar a racionalidade dominante em diversos aspectos dentro da escola pode ser um exercício para ser a aula de história um espaço de formação da consciência histórica. Quando se pergunta “para que serve ensinar história?” e “que significado tem a história na vida dos alunos?”, a experiência da sala de aula nos responde. Mas para isso, torna-se necessário apreensão de várias histórias lidas partir de distintos sujeitos históricos, das histórias silenciadas, histórias que não tiveram acesso à História. Dessa forma, a construção de um ensino que oriente para uma formação que desenvolva a integridade e o respeito a pluralidade é um caminho possível de garantir a produção de um imaginário diversificado e simbólico que possa assegurar democraticamente os direitos da humanidade no espaço escolar.

 

Biografia do Autor

Maria Disnei Souza Alves, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Ensino de História PROFHISTÓRIA, na Universidade Federal do Ceará. E-mail: disneialves@hotmail.com

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Publicado

2024-11-02

Como Citar

Alves, M. D. S. (2024). O ENUNCIADO QUE FAZ ACONTECER: O AFOXÉ COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO E DIFUSOR DO CONHECIMENTO HISTÓRICO NO ENSINO BÁSICO. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 4(1), 01–02. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1617

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