ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL APÓS A BNCC NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA

Visualizações: 146

Autores

  • Leiriane Tomaz Ferreira Martins Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Organização; Trabalho pedagógico; BNCC; Educação Infantil.

Resumo

O presente trabalho busca investigar como é realizada a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil considerando as políticas públicas curriculares e os desafios impostos ao planejamento curricular após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC da Educação Infantil. A investigação tem como objetivo refletir sobre as formas de organização do trabalho pedagógico mediante as políticas públicas para a Educação Infantil com a implementação da BNCC a partir do ano de 2017 e analisar como essa política curricular influenciada por ideários neoliberais adentra os espaços escolares e alcançam os processos formativos entre professor(a) e aluno(a). Realizaremos pesquisas de cunho bibliográfico e documental, visando os aspectos qualitativos, a saber, far-se-á o levantamento bibliográfico na literatura científica a partir da compilação de trabalhos publicados em revistas, livros
especializados, teses, documentos curriculares da Educação Infantil e legislações educacionais. O referencial teórico inicial adotado foram as obras de Michael Apple (1989;2000), a BNCC da Educação Infantil (2017), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), as Diretrizes Curriculares Municipais da Educação Infantil em Uberlândia (2020), VEIGA (1999) e outras legislações educacionais pertinentes ao tema proposto. Na Educação
Infantil o cuidar e o educar são ações indissociáveis e, portanto, são ações intencionais e planejadas. Sendo assim, a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil envolve concepções de educação e planejamento educacional, abrangendo diferentes dimensões e apresentando peculiaridades em relação às demais etapas educacionais. Nesse contexto, o documento normativo mais recente envolvendo a organização curricular de forma nacional é a BNCC da Educação Infantil, que compreende esse processo de planejamento curricular e se estabelece como uma referência para a elaboração dos currículos escolares municipais. Contudo, é impossível pensar no trabalho pedagógico sem conjugar o currículo real, fruto do saber formal com o saber que apresenta aspecto informal e as regionalidades, daí a importância dos planejamentos curriculares municipais, e no caso da cidade de Uberlândia, o planejamento e implementação das Diretrizes Curriculares Municipais da Educação Infantil através da
reconstrução dos Projetos Político-pedagógicos das escolas municipais, que visam a implementação da BNCC e um enfoque mais amplo nas práticas pedagógicas que acontecem no “chão” da sala de aula, ou seja, o currículo oculto

Biografia do Autor

Leiriane Tomaz Ferreira Martins, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Educação na Universidade Federal de Uberlândia, professora da Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2023-09-21

Como Citar

Martins, L. T. F. (2023). ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL APÓS A BNCC NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 110–111. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/901

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.