O NOVO ENSINO MÉDIO E O NEOLIBERALISMO

A EDUCAÇÃO DENTRO DA LÓGICA CAPITALISTA

Visualizações: 91

Autores

  • João Hebert Araújo Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • José Augusto Evangelista da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Joedson Brito dos Santos Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Capitalismo; Educação; Neoliberalismo; Novo Ensino Médio.

Resumo

Com a reforma do Novo Ensino Médio, se observou diversos aspectos problemáticos em sua formulação e na maneira como foi aprovada em 2017. Além disso, em sua estrutura e novidades, se observou diversos traços da ideologia da classe dominante, levando a comunidade de docentes e discentes ao questionamento sobre qual é a real intencionalidade desta referida reforma. Nesse sentido, o seguinte estudo busca entender qual é o papel desta reforma dentro de uma série de mudanças ocorridas no Brasil depois da ruptura política de 2016, quais são suas implicações e para quem ela está servindo. Ademais, buscaremos entender como a educação brasileira vem sendo cooptada pela lógica capitalista, transformando ela em uma ferramenta que funciona a partir da lógica de mercado. O estudo se baseia em uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo por meio do Google acadêmico, nos possibilitando um maior aporte teoríco. Conclui-se a necessidade de lutar pela revogação do novo ensino médio, buscando de volta uma educação humanística.

Biografia do Autor

João Hebert Araújo Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando no curso de licenciatura em história pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Além disso, participa como pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Práxis de Educação (GEPPPE/UAED/UFCG). Participa como estudante do LAPETHI - Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades (UFRRJ). Ademais, é aluno bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

José Augusto Evangelista da Silva , Universidade Federal de Campina Grande

Graduando no curso de licenciatura em história pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Participa como pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Práxis de Educação (GEPPPE/UAED/UFCG).

Joedson Brito dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Orientador desde trabalho e professor dos demais autores deste trabalho. Doutor em educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professor Adjunto da Unidade Acadêmica de Educação (UAED) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFCG). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Prática Educativa (GEPPPE) e é membro fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (NEPED/UFT). É filiado a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), a Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação, (FINEDUCA) e a Campanha Nacional pelo Direito a Educação.

Downloads

Publicado

2023-09-21

Como Citar

Silva, J. H. A., Silva , J. A. E. da, & Santos, J. B. dos. (2023). O NOVO ENSINO MÉDIO E O NEOLIBERALISMO: A EDUCAÇÃO DENTRO DA LÓGICA CAPITALISTA. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 99–100. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/896

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.