DIDÁTICO E HISTORIOGRAFIA

CONSTRUINDO RELAÇÕES ENTRE SABERES ESCOLARES E ACADÊMICOS

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Autores

  • Darcylene Pereira Domingues Universidade Federal do Rio Grande
  • Júlia Silveira Matos Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

ensino de História; historiografia; governos autoritários.

Resumo

O presente projeto de pesquisa aqui apresentado tem como objetivo inicial: compreender as relações entre a historiografia sobre os governos autoritários brasileiros no século XX e suas apresentações nos livros didáticos. perceber o papel das políticas de regulação e avaliação dos livros didáticos na apresentação e estruturação dos saberes históricos nos livros didáticos; e por fim analisar as práticas de ensino de história dos governos autoritários brasileiros no século XX em sala de aula. Aqui evidenciamos o foco e contribuição central do debate levantado pela pesquisa aqui proposta: não podemos separar os conhecimentos históricos considerados acadêmicos daqueles ensinados na escola. Por isso, nossa problemática é centrada em perceber "quais são as relações existentes, hoje, entre a produção historiográfica acadêmica sobre governos autoritários brasileiros no século XX, os saberes didáticos nos manuais escolares de história e o ensino de História na Educação Básica?". Assim, como foco em responder tal questionamento, aqui chamamos atenção para o fato de que este estudo está no campo da História Política, para além do campo de ensino, pois prevê a análise do sistema político que envolve as relações entre universidades, livros didáticos e a escola. Um ponto fundamental para que esse plano se realize é estar suportado por uma linha de pesquisa que compreenda o quanto o campo da História política brasileira ainda está fragilizado. Nesse sentido, utilizamos como princípio teórico os escritos do historiador alemão Jörn Rüsen (2015), e nessa seara outros professores que também estão vinculados a esse pensamento, como Barca (2004), Bitencourt (2009) (2010) e evidentemente Schmidt (2010).Esse momento focamos em construir um estado da arte atualizado sobre as pesquisas referente aos governos autoritários no Brasil, com centralidade no Período da Ditadura Civil-Militar Brasileira, de forma a traçar um quadro comparativo com as formas de apresentação desses conteúdos nos livros didáticos de História, distribuídos dentro do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD, assim como, objetivamos perceber o papel das políticas de regulação e avaliação no âmbito do PNLD na apresentação e estruturação dos saberes históricos nos livros didáticos.

Biografia do Autor

Darcylene Pereira Domingues, Universidade Federal do Rio Grande

Graduanda do curso de História Licenciatura na Universidade Federal do Rio Grande.

Júlia Silveira Matos, Universidade Federal do Rio Grande

Professora Doutora, na Universidade Federal do Rio Grande e coordenadora do grupo de pesquisa vinculado ao CNPQ Ensino de História, Sentidos e Narrativas

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Publicado

2023-09-20

Como Citar

Domingues, D. P., & Matos, J. S. (2023). DIDÁTICO E HISTORIOGRAFIA: CONSTRUINDO RELAÇÕES ENTRE SABERES ESCOLARES E ACADÊMICOS. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 89–90. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/891

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