ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR

QUEBRANDO BARREIRAS

Visualizações: 8

Autores

  • Gustavo Thayllon França Silva Centro Universitário Uninter
  • Perci Cristina Klug Lima Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0001-6771-8648

Palavras-chave:

Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, Faculdade Unina, Inclusão, Acessibilidade, Diversidade

Resumo

Partindo do pressuposto de temos a experiência como o ponto de partida para o ensino e aprendizagem, este relato de experiência permite esboçar a prática realizada no NAI - Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Faculdade Unina. Visando apresentar e discutir os pressupostos teóricos e estruturantes para o atendimento de alunas e alunos, este estudo, evidencia, primeiramente a estrutura da faculdade Unina, que dispõe de um corpo docente especializado nas diversas áreas de conhecimento. O objetivo está no atendimento aos estudantes com necessidades educacionais específicas, buscando a democratização da sua permanência, formação integral e participação efetiva no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi a observação da organização da estrutura e atendimento do NAI em suas mais diversas dimensões. Por meio de uma descrição informativa, referenciada, dialogada e crítica, foi apresentado esse relato de experiência, que contribuirá na compreensão da atuação de uma núcleo composto por professores e colaboradores de várias áreas e setores para que se contemple a acessibilidade de forma efetiva em todas as suas dimensões: arquitetônica, comunicacional, metodológica, programática, instrumental e atitudinal.

Biografia do Autor

Gustavo Thayllon França Silva , Centro Universitário Uninter

Mestre pelo Centro Universitário Uninter.

Perci Cristina Klug Lima, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda pela Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Silva , G. T. F., & Lima, P. C. K. (2024). ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: QUEBRANDO BARREIRAS. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 4(1), 01–02. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1787

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.