FORMAÇÃO DO PROFESSOR E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

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Autores

  • Jéssica Maís Antunes Universidade Feevale
  • Leonardo Rocha de Almeida Universidade Feevale
  • Greice Kelly Marinho Faculdade Censupeg
  • Rosemari Lorenz Martins Universidade Feevale

Palavras-chave:

Educação Inclusiva; Formação continuada; Prática docente.

Resumo

A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola regular apresenta um grande desafio no cotidiano escolar de diferentes profissionais da educação, devido a falta de uma formação inicial ou continuada voltada para a educação inclusiva, o que resulta no dia a dia docente em sentimentos de incompetência e despreparo para o trabalho voltado com a inclusão, conforme apontam os estudos de Mittler (2000), Lima (2002), Romero (2008) e Toledo e Martins (2009). Nesse contexto, este artigo objetiva apresentar uma discussão sobre a formação do professor em relação à educação inclusiva. Metodologicamente, a pesquisa é caracterizada como qualitativa e exploratória, realizada através do levantamento bibliográfico sobre a temática. Já existe na legislação um conjunto substancial de políticas públicas criadas para os sujeitos com deficiência, contudo elas precisam de fato serem efetivadas no cotidiano escolar, mas para que isso aconteça é preciso que sejam oferecidas formações continuadas especializadas na área da inclusão para o professor da sala aprimorar sua prática e que exista de forma concreta um trabalho conjunto com professor especialista.

 

Biografia do Autor

Jéssica Maís Antunes, Universidade Feevale

Mestre em Letras, Universidade Feevale. Bolsista Capes pelo PPG Doutorado em Diversidade Cultural e Inclusão Social.

Leonardo Rocha de Almeida, Universidade Feevale

Doutor em Educação. Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Universidade Feevale.

Greice Kelly Marinho, Faculdade Censupeg

Neuropsicopedadoga, Faculdade Censupeg. 

Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale

Doutora em Letras, Universidade Feevale.

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Publicado

2024-01-08

Como Citar

Antunes, J. M., Almeida, L. R. de, Marinho, G. K., & Martins, R. L. (2024). FORMAÇÃO DO PROFESSOR E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 198–207. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1068

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