FORMAÇÃO DO PROFESSOR E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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Educação Inclusiva; Formação continuada; Prática docente.Resumo
A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola regular apresenta um grande desafio no cotidiano escolar de diferentes profissionais da educação, devido a falta de uma formação inicial ou continuada voltada para a educação inclusiva, o que resulta no dia a dia docente em sentimentos de incompetência e despreparo para o trabalho voltado com a inclusão, conforme apontam os estudos de Mittler (2000), Lima (2002), Romero (2008) e Toledo e Martins (2009). Nesse contexto, este artigo objetiva apresentar uma discussão sobre a formação do professor em relação à educação inclusiva. Metodologicamente, a pesquisa é caracterizada como qualitativa e exploratória, realizada através do levantamento bibliográfico sobre a temática. Já existe na legislação um conjunto substancial de políticas públicas criadas para os sujeitos com deficiência, contudo elas precisam de fato serem efetivadas no cotidiano escolar, mas para que isso aconteça é preciso que sejam oferecidas formações continuadas especializadas na área da inclusão para o professor da sala aprimorar sua prática e que exista de forma concreta um trabalho conjunto com professor especialista.