A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EAD
CONCEPÇÕES, DESAFIOS E PROTAGONISMO DISCENTE
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Educação; Protagonismo; Curricularização.Resumo
O objetivo geral do presente trabalho é assentar o conceito de extensão universitária, diante das diversas interpretações existentes no meio acadêmico. Da mesma forma, como objetivos específicos definiram-se: analisar o conceito de extensão universitária; avaliar o caminho percorrido pela extensão universitária no Brasil, de sua implementação à curricularização. A indagação de pesquisa que moveu o presente trabalho se deu da seguinte forma: a implementação da curricularização da extensão universitária na educação EAD apresenta uniformidade de concepções? Entre os autores que estruturam o presente trabalho estão Thiollent, Imperatore e Santos (2022), Severino (2007), entre outros. A metodologia de pesquisa se deu por meio da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fio condutor a visão crítico dialética (GAMBOA, 2012). Ao final, verifica-se a importância de se assentar o conceito de extensão universitária, valorizando a atuação das IES e, por conseguinte, do protagonismo do público discente ao aplicar e interagir com a comunidade em sua realidade loco-regional, criando-se um caminho de troca de saberes, da observação do movimento do real com vias de pensar uma perspectiva emancipatória, que dá vida às indagações e as respostas obtidas junto à comunidade, diante do cenário social tão carente, nas mais diferentes regiões do país. Da mesma forma, para a educação a distância, diante de sua presença espraiada no território brasileiro advém uma responsabilidade ainda maior, em função das implicações que a correta execução da atividade extensionista exige e que, por outro lado, pode demonstrar também o potencial de transformação social que a educação a distância representa em nosso país. Em relação à indagação de pesquisa que moveu o presente trabalho verifica-se que a implementação da curricularização da extensão universitária na educação superior presencial e EAD não apresentam uniformidade de concepções, condição que se reflete na forma como a mesma é implementada não só no currículo, como também na interação com a comunidade e no protagonismo discente. E, ao final do presente trabalho, defende-se que a extensão universitária deve valorizar a ação do público discente junto à comunidade/sociedade, na devolutiva dos conhecimentos teórico-profissionais e na efetiva troca de saberes, sedimentando a importância da relação teoria e prática no ensino superior, bem como a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão com um foco especial no processo emancipatório.