PNLD E A ESCOLHA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA

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Autores

  • Emerson Ricardo Esteves da Fonseca Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
  • Adriana Duarte Leon Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Palavras-chave:

Educação; Ensino de História; Gênero Feminino; Livro Didático.

Resumo

Este artigo apresenta parte das discussões contidas na dissertação: “Livros Didáticos de História e o Gênero Feminino: encontrando protagonismos em uma história não contada”. A mencionada pesquisa, trata das representações do gênero feminino, presentes nos livros didáticos de história. A gênese da pesquisa, está alocada na participação do pesquisador em um projeto sobre representações do gênero nos livros didáticos, e ampliou-se no decorrer de seus estudos. Este artigo versa sobre o Programa Nacional dos Livros Didáticos (PNLD) e seus desdobramentos, analisando a importância dos livros didáticos e sua contribuição na reprodução de um contexto de exclusão social no sistema vigente. Destaca-se na presente reflexão a possibilidade da atuação dos movimentos sociais, principalmente os feministas, na luta pela valorização e a inclusão da história das mulheres nos livros didáticos.

Biografia do Autor

Emerson Ricardo Esteves da Fonseca, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Mestre em Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia (MPET), Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Câmpus Pelotas.

Adriana Duarte Leon, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Doutorado em Educação pela UFMG, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Câmpus Pelotas.

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Publicado

2023-09-20

Como Citar

Fonseca, E. R. E. da, & Leon, A. D. (2023). PNLD E A ESCOLHA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 81–82. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/887

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