“DA CONTRACULTURA À CAPA DO VINIL?”

ROCK PROGRESSIVO, HISTÓRIA E IMAGEM

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Autores

  • Matheus Furtado Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

História, Imagem, Contracultura, Rock Progressivo

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar imagens de capa de discos de rock progressivo, num recorte temporal entre as décadas de 1970 e 1980 do século XX. A análise irá constituir-se tanto a nível de aproximação de sentido em cada imagem quanto na relação entre elas. As imagens foram escolhidas, principalmente, pelas proximidades temáticas entre si, sendo selecionadas capas de bandas como Boston, Yes e Asia. Em termos teóricos, trabalhamos, principalmente, a partir de Edward Macan, Theodore Roszak e Didi-Huberman. A metodologia utilizada se caracteriza como qualitativa, fazendo uso do método bibliográfico. Dentre os resultados, foi possível perceber que os temas nas imagens relacionam-se a um contexto de contracultura, possibilitando-nos compreender as imagens enquanto representações visuais dotadas de elementos culturais e identitários do movimento contracultural, de especial maneira nos Estados Unidos e Inglaterra.

Biografia do Autor

Matheus Furtado, Universidade de Passo Fundo

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da UPF - Universidade de Passo Fundo, sob orientação do Dr. Gerson Trombetta. Bolsista beneficiário de auxílio financeiro da CAPES – Brasil (PORTARIA Nº 155, DE 10 DE AGOSTO DE 2022). Membro do grupo de pesquisa Relações de Fronteira: História, Política e Cultura na tríplice aliança Brasil, Argentina e Uruguai e do Núcleo de Estudos de Memória e Cultura (NEMEC). E-

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Publicado

2023-07-27

Como Citar

Furtado, M. (2023). “DA CONTRACULTURA À CAPA DO VINIL?”: ROCK PROGRESSIVO, HISTÓRIA E IMAGEM. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 32–52. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/856

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