A ARTICULAÇÃO DE POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DA BAHIA

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Autores

  • Elisângela Soares Ribeiro Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Gualberto de Abreu Soares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Patrícia Santiago Ferreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Educação Básica, Políticas Públicas, Referencial Curricular

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência proveniente de um componente curricular em curso de doutorado acadêmico. O objetivo é apresentar e discutir a importância e os confrontos no quesito construção e implementação de propostas curriculares para a Educação Básica. Para tanto, trazemos experiências de um componente curricular “Currículo, Diferenças e Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática”, desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação Cientifica e Formação de Professores, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Jequié. Utilizamos da metodologia de aulas expositivas, apresentação de seminários, participação em palestras, e análise de um documento curricular municipal. Identificamos que o currículo é de fundamental importância para o desenvolvimento educacional, social, histórico e político de uma população, e o DCRB, possibilitou que os municípios pudessem elaborar suas propostas pela política da autonomia, da contextualização, e do compartilhamento entre os pares.  

Biografia do Autor

Elisângela Soares Ribeiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). E-mail: elysangelaribeiro@gmail.com

Gualberto de Abreu Soares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). E-mail: gualbertoprofisio@gmail.com

Patrícia Santiago Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). E-mail: patysanty2008@hotmail.com

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Publicado

2024-11-02

Como Citar

Ribeiro, E. S., Soares, G. de A., & Ferreira, P. S. (2024). A ARTICULAÇÃO DE POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DA BAHIA. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 4(1), 01–04. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1631

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