DIVERSIDADE NA APRENDIZAGEM E ENSINO DIFERENCIADO NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA FEUSP (2011-...)

Visualizações: 29

Autores

  • Thays Fernandes Flor da Silva Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Ensino diferenciado, Anos iniciais, Diversidades, Escola de Aplicação da FEUSP

Resumo

: Nas relações possíveis de ensino e aprendizagem produzidas por escolas em contextos distintos, a Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (EAFEUSP), desde a sua origem e criação na cidade de São Paulo, em 1958, desenvolve propostas voltadas para a inclusão e equidade na aprendizagem. Sob tais princípios, desde 2011, a instituição promove atividades diferenciadas para todo o Ensino Fundamental I (EFI), que visam minimizar a desigualdade e assegurar a equidade no processo de aprendizagem entre os estudantes dessa etapa, organizando-os em agrupamentos conforme as necessidades especificas de aprendizagem de cada grupo. Tal dinâmica ocorre semanalmente, durante o turno escolar e em dias específicos, mediante trabalho pedagógico conjunto — dada a heterogeneidade das turmas — cujos perfis socioeconômicos, culturais e de origem são distintos, na medida em que o ingresso escolar é realizado por sorteio público de 60 vagas para o 1º ano do EFI, divididas em um terço para três categorias diferentes. Fundamentada na relevância do que a escola produz e de como produz, e da compreensão da escola como espaço-tempo de todos/as e de acolhimento das diferenças e da diversidade, esta comunicação tem por objetivo analisar a relação entre as diversidades na aprendizagem e a as atividades diferenciadas de português desenvolvidas nos três primeiros anos do EFI da EAFEUSP. Para tanto, vinculada ao Projeto Temático Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...), processo FAPESP n° 2018/26699-4, reuniu como fontes nucleares: entrevistas e conversas sistemáticas com uma das docentes responsáveis pelo projeto; a interação em sala de aula e no planejamento pedagógico com esta mesma professora e as demais docentes que atuam nos anos iniciais; breve biografia das quatros professoras; observações das atividades diferenciadas no 1º ano do EFI, composto por três turmas com 20 crianças cada — totalizando 60 alunos —, bem como a observação do planejamento pedagógico semestral, e documentos da escola de diferentes naturezas produzidos desde 2011. Para a análise, mobilizou-se aspectos de diversidade em sala de aula, de hooks (2013) e Meirieu (2002, 2005); e de perspectivas de cultura escolar, de Azanha (1990/1991), Vincent, Lahire e Thin (2001) e Viñao Frago (2001, 2005). Constatou-se que as atividades diferenciadas desenvolvidas nos anos iniciais do Ensino Fundamental I da EAFEUSP são uma iniciativa que favorece a incorporação equitativa de saberes escolarizados, devido ao reconhecimento e acolhimento das diversidades em igualdade de condições e oportunidades de aprendizagem. Isso ocorre em função do rompimento com a forma escolar, a partir da recriação de tempos e espaços da escola, por meio do protagonismo das professoras nesse modo de reconfiguração. Desses entrelaçamentos, depreende-se, portanto, o quanto estes preservam os princípios educativos e formativos da EAFEUSP — com vista à diversidade e inclusão —, colocando-se a favor de uma concepção de escola em busca da interface com as diferenças e a diversidade humana, de um espaço de todos/as — desde a sua origem.

Biografia do Autor

Thays Fernandes Flor da Silva, Universidade de São Paulo

Mestranda pela Universidade de São Paulo. Orcid: 0000-0003-4738-1050. E-mail: thaysflor@usp.br

Downloads

Publicado

2024-11-02

Como Citar

da Silva, T. F. F. (2024). DIVERSIDADE NA APRENDIZAGEM E ENSINO DIFERENCIADO NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA FEUSP (2011-.). ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 4(1), 01–02. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1595

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.