PETER BURKE E A EDUCAÇÃO NO BRASIL

RECEPÇÃO, USOS E APROPRIAÇÕES DAS OBRAS DO HISTORIADOR INGLÊS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PAULISTA E BRASILEIRA

Visualizações: 46

Autores

  • José Roberto Soares Júnior Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Peter Burke, ; História da Educação, Recepção, Apropriação, Usos

Resumo

O presente resumo tem por objetivo apresentar os resultados de minha pesquisa de doutoramento ainda em andamento, bem como os futuros passos da mesma. A pesquisa centra-se na análise da recepção, usos e apropriações das obras de Peter Burke na História da Educação Paulista e Brasileira. Para tanto, me centrei inicialmente na trajetória de vida do professor Peter Burke, onde procurei examinar sua formação na educação básica e superior (Oxford), como também na educação familiar e, posteriormente em sua formação como professor universitário nas universidades de Sussex e Cambridge. Me detive em localizar a chegada de Peter Burke ao Brasil, especialmente via História da Educação, onde publicou seu primeiro trabalho[1], e realizou suas primeiras disciplinas em território brasileiro a convite da Faculdade de Educação da USP e intermediada pela professora Maria Lúcia Pallares-Burke. A pesquisa ainda tem como proposta a realização de uma análise detida aos usos dos referenciais de Burke dentro do campo acadêmico, prescrutando ementas universitárias, revistas acadêmicas[2], artigos, bem como dissertações e teses[3]. Outro ponto a ser empreendido é a análise próxima a uma história do livro, onde o contato com as editoras que publicaram Peter Burke se faz muitíssimo importante, destacando a Editora UNESP como sua principal representante em nosso país. Um último ponto a ser observado seria os usos do referencial de Burke nas mídias digitais[4], em especial no Youtube, onde as ideias do professor circulam de maneira bastante fluída, sendo apropriadas, adaptadas e usadas, muitas das vezes até distorcidas. A metodologia usada é sobretudo a comparação, bem como uso privilegiado das palavras do professor Burke, ainda se pretende utilizar da prosopografia para análise das teses, dissertação artigos e demais fontes, como forma de não trazer uma versão tipificada errônea dos resultados. A discussão empreendida é enquadrada dentro da História Cultural, História Intelectual e Teoria da História em um trabalho no campo da História da Educação.

Biografia do Autor

José Roberto Soares Júnior, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Doutorando pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP. E-mail: jrs_junior@hotmail.com

BURKE, Peter. Emmanuel College: a etnografia de um College de Cambridge. Revista Faculdade de Educação, São Paulo, 13(1): 235-249. Jan./ jun. 1987.

Apropriações da obra do autor em trabalhos acadêmicos: Artigos, resenha, dentre outros estudos que citam Burke. O caso das três principais revistas de história da educação: Revista Brasileira de História da Educação RBHE (2011-2023) – 42 citações; Revista História da Educação - UFRGS (2007-2023) – 46 citações; Cadernos de História da Educação UFU (2002-2023) – 68 citações.

BDTD - Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O BDTD, repositório mais importante do Brasil.

José D’assunção Barros com o livro História Digital (2022); e Mateus Henrique de Faria Pereira com o livro Lembrança do Presente: ensaios sobre a condição histórica na era da internet (2022). O próprio Peter Burke pode ser utilizado com seus trabalhos sobre História do Conhecimento II.

Downloads

Publicado

2024-11-02

Como Citar

Júnior, J. R. S. (2024). PETER BURKE E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: RECEPÇÃO, USOS E APROPRIAÇÕES DAS OBRAS DO HISTORIADOR INGLÊS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PAULISTA E BRASILEIRA. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 4(1), 01–01. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1591

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.