A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DO DIREITO CONSTITUCIONAL PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO

UM ESTUDO SOBRE O PROJETO DE LEI Nº 70/2015

Visualizações: 144

Autores

  • Cleber Giliard da Silva Bairros Universidade da Região da Campanha
  • Marigley Leite da Silva de Araújo Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v3i1.758

Palavras-chave:

Cidadão, Direito Constitucional, Projeto Lei

Resumo

Este artigo analisa a importância do ensino do Direito Constitucional para a formação do cidadão, bem como, o Projeto de Lei n.° 70/2015, que trata da inclusão do ensino de Direito Constitucional nas escolas. O Direito Constitucional como base normativa da República Federativa do Brasil é estrutura essencial para a formação do cidadão, pois elucida direitos, garantias, deveres e princípios que alicerçam o Estado. Então, questiona-se: o ensino do Direito Constitucional nas escolas trata-se de instrumento capaz de proporcionar a construção de uma consciência cidadã, na medida em que apresenta os direitos e garantias fundamentais do Estado Democrático de Direito? Nesse estudo, o método empregado foi o dedutivo, com análises sobre constitucionalismo, educação, cidadania e Estado Democrático. A pesquisa explorou a essência do constitucionalismo e a progressiva estruturação pedagógica alicerçada nas constituições, objetivando, assim, apresentar o conteúdo constitucional aos brasileiros, pois sabe-se que, embora relevante, a temática não é conhecida como deveria. Todavia, o tema é polêmico, uma vez que parcela significativa dos juristas entende que a matéria pode ser utilizada como instrumento de manipulação, haja vista que, nos níveis fundamental e médio, o indivíduo encontra-se em uma fase de formação, o que o tornaria vulnerável diante de possíveis distorções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Giliard da Silva Bairros, Universidade da Região da Campanha

Bacharel em Direito do Centro Universitário da Região da Campanha (URCAMP), Campus São Gabriel- RS.

Marigley Leite da Silva de Araújo, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutoranda em Direito pelo Programa de pós-graduação em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Santo Ângelo-RS. Linha 1. Direito e Multiculturalismo, Área de concentração: Direitos Especiais.

Referências

ACCA, Tiago dos Santos. Teoria Brasileira dos Direitos Sociais. São Paulo: Saraiva, 2013.

ALEXY, Robert. Teoria dos Direitos Fundamentais. 2. ed. Trad. Virgílio Afonso da Silva. São Paulo: Malheiros Editores, 2012.

BARROSO, Luís Roberto. Curso de Direito Constitucional Contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo, 10. ed. São Paulo: Saraiva Jur, 2022.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei n.º 9.394/96 Atualizada com questões de concurso. Gabaritei Concursos, 2021.

BRASIL. Constituições Brasileiras: 1824. v. I. Brasília: Senado Federal e Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 2001a.

BRASIL. Constituições Brasileiras: 1891. v. II. Brasília: Senado Federal e Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos,2001b.

BRASIL. Constituições Brasileiras: 1934. v. III. Brasília: Senado Federal e Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos,2001c.

BRASIL. Constituições Brasileiras: 1937. v. IV. Brasília: Senado Federal e Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 2001d.

BRASIL. Constituições Brasileiras: 1946. v. V. Brasília: Senado Federal e Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 2001.

BRASIL. Constituições Brasileiras: 1967. v. VI. Brasília: Senado federal e Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 2001f.

BRASIL. Constituições Brasileiras: 1988. v. VII. Brasília: Senado federal e Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 2003.

BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei n.º 70, de 2015. Altera a redação dos arts. 32 e 36 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB), para inserir novas disciplinas obrigatórias nos currículos dos ensinos fundamental e médio. Disponível em: <https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/119869> Acesso em: 05 nov. 2022.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

DALLARI, Dalmo de Abreu. Constituição e Constituinte. São Paulo: Saraiva, 2010.

DE BRITO, Gleilcelene Neri. Fundamentos da Educação. São Paulo: Cengage Learning Edições Ltda., 2016.

DE SOUZA, Eliane Ferreira. Direito à educação: Requisito para desenvolvimento do país. São Paulo: Saraiva, 2010.

FORENSE, Equipe. Constituição Federal Comentada. Rio de Janeiro: Forense Ltda., 2018.

HOLUBOSKI, Guilherme. Cidadania, Direito e Educação: Autonomia, limites legais e constitucionais. Belo Horizonte: Dialética, 2021. DOI: https://doi.org/10.48021/978-65-5956-398-2

MACHADO, Costa; FERRAZ, Anna Cândida da Cunha. Constituição Federal interpretada: artigo por artigo, parágrafo por parágrafo. 13. ed. Santana de Parnaíba [SP]: Manole, 2022.

MARTINS, Flávio. Curso de Direito Constitucional, 6. ed. São Paulo: Saraiva Jur, 2022.

MELLO FILHO, José Celso. Constituição Federal anotada. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1986.

MORAES, Alexandre de. Direito constitucional, 37. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

MORAES, Alexandre de. Direitos humanos fundamentais: teoria geral: comentários aos arts. 1º a 5º da Constituição da República Federativa do Brasil: doutrina e jurisprudência. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

MORAES, Alexandre de; KIM, Richard Pae. Cidadania: O novo conceito jurídico e a sua relação com os direitos fundamentais individuais e coletivos. São Paulo: Atlas, 2013.

NUNES JÚNIOR, Flávio Martins Alves. Curso de Direito Constitucional. Saraiva Jur. 4. ed. 2020.

OLIVEIRA, Clemirene de Jesus Silva. Violência, indisciplina e ato infracional na escola: Pais e Professores...E agora, o que fazer?! Espirito Santo: Quick book, 2017.

PADILHA, Rodrigo. Direito constitucional, 6. ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: método, 2020.

PINHO, Rodrigo César Rebello. Direito constitucional: da organização do Estado, dos poderes e histórico das constituições, 18. ed. São Paulo: Saraiva Jur. 2019.

SIQUEIRA Jr., Paulo Hamilton; OLIVEIRA, Miguel Augusto Machado de. Direitos Humanos: Liberdades Públicas e Cidadania. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

TAVARES, André Ramos. Curso de Direito Constitucional, 20. ed. São Paulo: Saraiva Jur. 2022.

Downloads

Publicado

2024-01-13

Como Citar

Bairros, C. G. da S., & Araújo, M. L. da S. de. (2024). A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DO DIREITO CONSTITUCIONAL PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO: UM ESTUDO SOBRE O PROJETO DE LEI Nº 70/2015. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 3(1), 132–146. https://doi.org/10.56579/verum.v3i1.758

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.