GRUPO ESCOLAR MUNICIPAL DE FAZENDA SOUZA

ASPECTOS DE PATRIOTISMO E DA NACIONALIZAÇÃO DO ENSINO NA ZONA RURAL DE CAXIAS DO SUL/RS (1940)

Visualizações: 307

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.707

Palavras-chave:

Grupo Escolar Municipal, História das instituições, patriotismo, nacionalização do ensino

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar aspectos de patriotismo e da nacionalização do ensino presentes no Grupo Escolar Municipal de Fazenda Souza, inaugurado no distrito de Vila Seca, na área rural do município de Caxias do Sul, RS, em 1940. Utilizando o aporte teórico da História Cultural, este estudo se ampara nos conceitos de história das instituições, de representações e de cultura escolar a partir de Magalhães (2004), Chartier (2002) e Escolano Benito (2021). O percurso metodológico foi fundamentado na análise histórica documental, utilizando documentos como atas de exames finais e fotografias do grupo escolar, circulares expedidas pela Instrução Pública Municipal e jornais da época. A inauguração do Grupo Escolar Municipal de Fazenda Souza foi um fator importante para o processo de interiorização da abertura de grupos escolares, evidenciando as ações governamentais em prol da alfabetização das áreas rurais e da nacionalização do ensino. A representação de uma escola ideal que surgia com o modelo dos grupos escolares era associada à estratégia de disseminação de uma cultura nacionalista, que utilizava o espaço, o programa de ensino, o tempo e os ritos escolares para reforçar aspectos de civismo e de patriotismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BILAC, Olavo. Poesias Infantis. Rio de Janeiro: Franscisco Alves & Cia, 1901. Disponível em https://digital.bbm.usp.br/bitstream/bbm/4694/2/002924_COMPLETO.pdf . Acesso em 3 de maio de 2023.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Portugal: Difel, 2002.

ESCOLANO BENITO, Augustín. Emoções e educação: a construção histórica da educação emocional. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2021.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Dos Pardieiros aos palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República. Passo Fundo: UFP, 2000.

GOUVEA, Maria Cristina Soares de; SCHUELER, Alessandra Frota Martinez de. Condições de instrução da infância: entre a universalização e a desigualdade. In: ARAÚJO, José Carlos Souza; SOUZA, Rosa Fátima de; PINTO, Rubia-Mar Nunes. Escola Primária na Primeira

República (1889-1930): subsídios para uma história comparada. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2012.

MAGALHÃES, Justino Pereira de. Tecendo Nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista: Editora Universitária de São Francisco, 2004.

PERES, Eliane. Currículo e práticas escolares da escola primária gaúcha no período da implantação da escola graduada e da institucionalização da modernidade pedagógica (1909 - 1959). In.: GRAZZIOTIN, Luciana Sgarbi S.; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Colégios elementares e Grupos Escolares no Rio Grande do Sul: memórias e cultura escolar - séculos XIX e XX. São Leopoldo: Oikos, 2016.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

SOUZA, José Edimar de; VANZ, Samanta. Funções e perspectivas para direção dos grupos escolares no Rio Grande do Sul/Brasil (1963) na obra de Dalilla Sperb. Revista Gepesvida, n. 19.; v. 8, 2022.

SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: UNESP, 1998.

VANZ, Samanta. DEWES, Elisângela Cândido da Silva; SOUZA, José Edimar de. Uma instituição cívica: representações do nacionalismo nos grupos escolares estaduais de Caxias do Sul/RS (1930-1950). In.: SOUZA, José Edimar de. Grupos Escolares no Rio Grande do Sul: escolarização primária em perspectiva regional no século XX. São Leopoldo: Oikos, 2021.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Vanz, S. (2023). GRUPO ESCOLAR MUNICIPAL DE FAZENDA SOUZA: ASPECTOS DE PATRIOTISMO E DA NACIONALIZAÇÃO DO ENSINO NA ZONA RURAL DE CAXIAS DO SUL/RS (1940). Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(4), 218–228. https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.707

Artigos Semelhantes

<< < 42 43 44 45 46 47 48 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.