GRUPO ESCOLAR MUNICIPAL DE FAZENDA SOUZA
ASPECTOS DE PATRIOTISMO E DA NACIONALIZAÇÃO DO ENSINO NA ZONA RURAL DE CAXIAS DO SUL/RS (1940)
Visualizações: 307DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.707Keywords:
Grupo Escolar Municipal, História das instituições, patriotismo, nacionalização do ensinoAbstract
O objetivo deste artigo é analisar aspectos de patriotismo e da nacionalização do ensino presentes no Grupo Escolar Municipal de Fazenda Souza, inaugurado no distrito de Vila Seca, na área rural do município de Caxias do Sul, RS, em 1940. Utilizando o aporte teórico da História Cultural, este estudo se ampara nos conceitos de história das instituições, de representações e de cultura escolar a partir de Magalhães (2004), Chartier (2002) e Escolano Benito (2021). O percurso metodológico foi fundamentado na análise histórica documental, utilizando documentos como atas de exames finais e fotografias do grupo escolar, circulares expedidas pela Instrução Pública Municipal e jornais da época. A inauguração do Grupo Escolar Municipal de Fazenda Souza foi um fator importante para o processo de interiorização da abertura de grupos escolares, evidenciando as ações governamentais em prol da alfabetização das áreas rurais e da nacionalização do ensino. A representação de uma escola ideal que surgia com o modelo dos grupos escolares era associada à estratégia de disseminação de uma cultura nacionalista, que utilizava o espaço, o programa de ensino, o tempo e os ritos escolares para reforçar aspectos de civismo e de patriotismo.
Downloads
References
BILAC, Olavo. Poesias Infantis. Rio de Janeiro: Franscisco Alves & Cia, 1901. Disponível em https://digital.bbm.usp.br/bitstream/bbm/4694/2/002924_COMPLETO.pdf . Acesso em 3 de maio de 2023.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Portugal: Difel, 2002.
ESCOLANO BENITO, Augustín. Emoções e educação: a construção histórica da educação emocional. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2021.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Dos Pardieiros aos palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República. Passo Fundo: UFP, 2000.
GOUVEA, Maria Cristina Soares de; SCHUELER, Alessandra Frota Martinez de. Condições de instrução da infância: entre a universalização e a desigualdade. In: ARAÚJO, José Carlos Souza; SOUZA, Rosa Fátima de; PINTO, Rubia-Mar Nunes. Escola Primária na Primeira
República (1889-1930): subsídios para uma história comparada. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2012.
MAGALHÃES, Justino Pereira de. Tecendo Nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista: Editora Universitária de São Francisco, 2004.
PERES, Eliane. Currículo e práticas escolares da escola primária gaúcha no período da implantação da escola graduada e da institucionalização da modernidade pedagógica (1909 - 1959). In.: GRAZZIOTIN, Luciana Sgarbi S.; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Colégios elementares e Grupos Escolares no Rio Grande do Sul: memórias e cultura escolar - séculos XIX e XX. São Leopoldo: Oikos, 2016.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
SOUZA, José Edimar de; VANZ, Samanta. Funções e perspectivas para direção dos grupos escolares no Rio Grande do Sul/Brasil (1963) na obra de Dalilla Sperb. Revista Gepesvida, n. 19.; v. 8, 2022.
SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: UNESP, 1998.
VANZ, Samanta. DEWES, Elisângela Cândido da Silva; SOUZA, José Edimar de. Uma instituição cívica: representações do nacionalismo nos grupos escolares estaduais de Caxias do Sul/RS (1930-1950). In.: SOUZA, José Edimar de. Grupos Escolares no Rio Grande do Sul: escolarização primária em perspectiva regional no século XX. São Leopoldo: Oikos, 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.