NUANCES DO APRENDIZADO ONLINE ANTES E DURANTE A PANDEMIA

UMA REVISÃO DE TEMAS DA ANPED E DA RBE

Visualizações: 881

Autores

  • Reniel Avelar Universidade Federal do Triângulo Mineiro https://orcid.org/0009-0000-0735-2496
  • Alexandra Bujokas de Siqueira Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.689

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Pandemia de covid-19, Mídias Digitais; Pandemia; Ensino Remoto; Professores; Tecnologias, Pesquisa

Resumo

O presente trabalho faz uma revisão bibliográfica do tipo narrativa a fim de identificar temas e nuances relacionados ao ensino online antes e depois da pandemia de Covid 19. Para tanto, foram selecionados 17 artigos publicados na Revista Brasileira de Educação (RBE), por sua vinculação com a ANPEd, um dos mais importantes representantes do cenário acadêmico e das pesquisas sobre educação. A triagem compreendeu o início de 2020 ao início de 2023 e incluiu trabalhos que abordassem o uso de tecnologias de comunicação e informação em contexto educacionais relacionados ou não com a pandemia de Covid-19, podendo ser estudos de revisão, estudos empíricos e disponíveis na íntegra para leitura. Os critérios de exclusão foram: aplicação de tecnologias de comunicação e informação em contextos não educacionais ou não voltados para a avaliação da tecnologia para o desenvolvimento pedagógico de professores ou alunos, estudos focados em grupos com transtornos de aprendizagem específicos e trabalhos que não estivessem disponíveis integralmente para leitura. Os resultados da análise destacam, entre outros, os seguintes pontos: o conectivismo ganha relevância na reconfiguração das redes de ensino e aprendizagem, a pandemia reforçou uma "desterritorialização do ensino" que já vinha em curso devido ao avanço da internet, há uma demanda urgente para se adotar abordagens adequadas para lidar com a vasta quantidade de informações disponíveis. As percepções de estudantes e professores sobre diferentes modalidades de ensino durante a pandemia não são propriamente otimistas mas, ainda assim, a maioria acredita que a modalidade híbrida será a mais utilizada no ensino superior no futuro. Por fim, há um movimento de “desescolarização” impulsionado pela tecnologia, com ênfase na aprendizagem contínua e na transferência do poder institucional da escola para o indivíduo, movimento esse influenciado por políticas neoliberais que pressionam por uma transformação do sistema educacional tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reniel Avelar, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Alexandra Bujokas de Siqueira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (1991-1994), fez mestrado em Educação pela Unesp (1995-1998) e doutorado em Educação Escolar pela mesma universidade (2001-2005). Fez doutorado sanduíche (2004) e pós-doutorado (2006-2007) na The Open University (Inglaterra). Foi pesquisadora visitante do London Knowledge Lab do Instituto de Educação da Universidade de Londres (2011-2012). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, onde ministra disciplinas sobre leitura crítica da mídia (bacharelado em Serviço Social) e uso de mídias na educação (licenciaturas em História e Geografia) . É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, coordena o Laboratório de Mídia-educação e é líder do grupo de pesquisa "Bruxas Educadoras: educação, mídia e feminismos". Foi bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig (2014-2016) e, atualmente, desenvolve projetos de pesquisa em Alfabetização Midiática e Informacional, Educação Aberta e Pedagogia Feminista.

Referências

BRUSCATO, Amanda Maraschin; BAPTISTA, Jorge. Modalidades de ensino nas universidades brasileiras e portuguesas: um estudo de caso sobre a percepção de alunos e professores em tempos de covid-19. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 26, e260035, p. 1-25, jan. 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782021260035. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260035

BRUNER, Jerome. Cultura da Educação. Lisboa: Edições 70, 1996.

BUCKINGHAM, David. Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 37-58, dez. 2010.

CRISTÓVÃO, Ana Maria; VERDASCA, José Lopes; RAMOS, José Luís; REBELO, Hugo. Perceções de professores do primeiro ciclo do ensino básico sobre a integração de tecnologia educativa no processo de ensino e aprendizagem: o caso das comunidades escolares de aprendizagem gulbenkian xxi. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 27, e270039, p. 1-26, jan. 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782022270039. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270039

FARIAS, Bruno da Mata; CAZETTA, Valéria. Sociedade da aprendizagem, Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) e TV Escola: governamento dos sujeitos via curtas-metragens de animação. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 26, e260044, p. 1-27, jan. 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782021260044. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260044

FERNÁNDEZ, Antonio Hernández; VALDIVIESO, Karina Elizabeth Delgado; CAMARGO, Cláudia de Barros. Los condicionantes sociales, interculturales y personales que interfieren en educación inclusiva en tiempos de COVID-19. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 27, n. 74, p. 1-18, jan. 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782022270074. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270074

FERNÁNDEZ, Simón Peña; URETA, Ainara Larrondo; AYERDI, Koldobika Meso; DASILVA, Jesús Ángel Pérez. Aprendizaje colaborativo en grupos virtuales internacionales: creación de reportajes multimedia. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 26, e260032, p. 1-16, jan. 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782021260032. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260032

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 67. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

FUZA, ngela Francine; MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva. Tecnologias digitais, letramentos e gêneros discursivos nas diferentes áreas da BNCC: reflexos nos anos finais do ensino fundamental e na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 25, e250009, p. 1-26, jan. 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782019250009. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782019250009

GREEN, Hannah; HANNON, Celia. Their space – Education for a digital generation. Londres: Demos, 2007.

HELOISA CRISTALDO, (Brasília). Agência Brasil. Censo Escolar: mais de 650 mil crianças saíram da escola em três anos. 2022. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2022-01/censo-escolar-mais-de-650-mil-criancas-sairam-da-escola-em-tres-anos. Acesso em: 10 jan. 2023.

IORIO, Juliana Chatti; SILVA, Adélia Verônica. Mobilidade em tempos de imobilidade: estudantes internacionais em Portugal durante a pandemia da covid-19. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 27, e270096, p. 1-19, jan. 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782022270096. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270096

MACHADO, Giovanni Bohm; MACHADO, Juliana Aquino; WIVES, Leandro Krug; SILVA, Gilberto Ferreira da. O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 26, e260048, p. 1-18, jan. 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782021260048. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260048

MELO NETO, José Augusto de; OLIVEIRA, Selma Suely Baçal de. Programa de inovação educação conectada: a nova política nacional para o uso das tecnologias digitais nas escolas públicas no Amazonas. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 27, e270084, p. 1-25, jan. 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782022270084. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270085

ORTIZ, Jaime Andrés Torres; CORRÊA, Thiago Henrique Barnabé. Aspectos pedagógicos del conectivismo y su relación con redes sociales y ecologías del aprendizaje. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 25, e250026, p. 1-22, fev. 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782020250026. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250026

PEREIRA, Talita Vidal. Ensino remoto não é “ensino”? Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 28, e280017, p. 1-17, jan. 2023. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782023280017. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280018

PONCE, Hugo Heredia; OLIVA, Manuel Francisco Romero; GONZÁLEZ, Carlos Gil. Las tecnologías aplicadas a la educación: el uso del booktuber para el desarrollo de la expresión oral. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 27, e270057, p. 1-25, jan. 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782022270057. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270057

RAMOS, Daniela Karine; VIEIRA, Rui Marques. Repercussões das tecnologias digitais sobre o desempenho de atenção: em busca de evidências científicas. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 25, e250048, p. 1-16, abr. 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782020250048. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250048

RAVALLEC, Carmen Teresa Gabriel Le; CASTRO, Marcela de Moraes. Ensino remoto como uma alternativa obrigatória: escola pública sob ameaça?. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 27, e270108, p. 1-24, fev. 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782022270108. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270108

SAMPAIO, Juliano Casimiro de Camargo. Educação: tecnologias, cultura hacker e ensino de artes. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 26, e260001, p. 1-15, jan. 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782021260001. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260001

SANTOS, Rodrigo Otávio dos; RUDNIK, Raquel Machado Lopes. Instagram e a educação: algumas considerações. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 27, e270099, p. 1-24, jan. 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782022270099. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270100

SILVA, Wagner Rodrigues; CAMPOS, Leonilde. Empoderamento profissional de alfabetizadoras em sessões virtuais colaborativas. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 27, e270114, p. 1-25, fev. 2022. FapUNIFESP (SciELO). DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270114

SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de; CERIGATTO, Mariana Pícaro. Mídia-educação no Ensino Médio: por que e como fazer. Educar em Revista, Curitiba, n. 44, p. 235-254, abr./jun. 2012. UNESP (São Paulo). Biblioteca Prof. Paulo de Carvalho Mattos (org.). Tipos de revisão de literatura. Botucatu: Unesp, 2015. 19 p. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602012000200015

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Avelar, R., & Bujokas de Siqueira, A. (2023). NUANCES DO APRENDIZADO ONLINE ANTES E DURANTE A PANDEMIA: UMA REVISÃO DE TEMAS DA ANPED E DA RBE. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(4), 113–129. https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.689

Artigos Semelhantes

<< < 38 39 40 41 42 43 44 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.