NUANCES DO APRENDIZADO ONLINE ANTES E DURANTE A PANDEMIA

UMA REVISÃO DE TEMAS DA ANPED E DA RBE

Visualizações: 881

Autores/as

  • Reniel Avelar Universidade Federal do Triângulo Mineiro https://orcid.org/0009-0000-0735-2496
  • Alexandra Bujokas de Siqueira Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.689

Palabras clave:

Ensino Remoto, Pandemia de covid-19, Mídias Digitais; Pandemia; Ensino Remoto; Professores; Tecnologias, Pesquisa

Resumen

O presente trabalho faz uma revisão bibliográfica do tipo narrativa a fim de identificar temas e nuances relacionados ao ensino online antes e depois da pandemia de Covid 19. Para tanto, foram selecionados 17 artigos publicados na Revista Brasileira de Educação (RBE), por sua vinculação com a ANPEd, um dos mais importantes representantes do cenário acadêmico e das pesquisas sobre educação. A triagem compreendeu o início de 2020 ao início de 2023 e incluiu trabalhos que abordassem o uso de tecnologias de comunicação e informação em contexto educacionais relacionados ou não com a pandemia de Covid-19, podendo ser estudos de revisão, estudos empíricos e disponíveis na íntegra para leitura. Os critérios de exclusão foram: aplicação de tecnologias de comunicação e informação em contextos não educacionais ou não voltados para a avaliação da tecnologia para o desenvolvimento pedagógico de professores ou alunos, estudos focados em grupos com transtornos de aprendizagem específicos e trabalhos que não estivessem disponíveis integralmente para leitura. Os resultados da análise destacam, entre outros, os seguintes pontos: o conectivismo ganha relevância na reconfiguração das redes de ensino e aprendizagem, a pandemia reforçou uma "desterritorialização do ensino" que já vinha em curso devido ao avanço da internet, há uma demanda urgente para se adotar abordagens adequadas para lidar com a vasta quantidade de informações disponíveis. As percepções de estudantes e professores sobre diferentes modalidades de ensino durante a pandemia não são propriamente otimistas mas, ainda assim, a maioria acredita que a modalidade híbrida será a mais utilizada no ensino superior no futuro. Por fim, há um movimento de “desescolarização” impulsionado pela tecnologia, com ênfase na aprendizagem contínua e na transferência do poder institucional da escola para o indivíduo, movimento esse influenciado por políticas neoliberais que pressionam por uma transformação do sistema educacional tradicional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Reniel Avelar, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Alexandra Bujokas de Siqueira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (1991-1994), fez mestrado em Educação pela Unesp (1995-1998) e doutorado em Educação Escolar pela mesma universidade (2001-2005). Fez doutorado sanduíche (2004) e pós-doutorado (2006-2007) na The Open University (Inglaterra). Foi pesquisadora visitante do London Knowledge Lab do Instituto de Educação da Universidade de Londres (2011-2012). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, onde ministra disciplinas sobre leitura crítica da mídia (bacharelado em Serviço Social) e uso de mídias na educação (licenciaturas em História e Geografia) . É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, coordena o Laboratório de Mídia-educação e é líder do grupo de pesquisa "Bruxas Educadoras: educação, mídia e feminismos". Foi bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig (2014-2016) e, atualmente, desenvolve projetos de pesquisa em Alfabetização Midiática e Informacional, Educação Aberta e Pedagogia Feminista.

Citas

BRUSCATO, Amanda Maraschin; BAPTISTA, Jorge. Modalidades de ensino nas universidades brasileiras e portuguesas: um estudo de caso sobre a percepção de alunos e professores em tempos de covid-19. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 26, e260035, p. 1-25, jan. 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782021260035. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260035

BRUNER, Jerome. Cultura da Educação. Lisboa: Edições 70, 1996.

BUCKINGHAM, David. Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 37-58, dez. 2010.

CRISTÓVÃO, Ana Maria; VERDASCA, José Lopes; RAMOS, José Luís; REBELO, Hugo. Perceções de professores do primeiro ciclo do ensino básico sobre a integração de tecnologia educativa no processo de ensino e aprendizagem: o caso das comunidades escolares de aprendizagem gulbenkian xxi. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 27, e270039, p. 1-26, jan. 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782022270039. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270039

FARIAS, Bruno da Mata; CAZETTA, Valéria. Sociedade da aprendizagem, Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) e TV Escola: governamento dos sujeitos via curtas-metragens de animação. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 26, e260044, p. 1-27, jan. 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782021260044. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260044

FERNÁNDEZ, Antonio Hernández; VALDIVIESO, Karina Elizabeth Delgado; CAMARGO, Cláudia de Barros. Los condicionantes sociales, interculturales y personales que interfieren en educación inclusiva en tiempos de COVID-19. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 27, n. 74, p. 1-18, jan. 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782022270074. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270074

FERNÁNDEZ, Simón Peña; URETA, Ainara Larrondo; AYERDI, Koldobika Meso; DASILVA, Jesús Ángel Pérez. Aprendizaje colaborativo en grupos virtuales internacionales: creación de reportajes multimedia. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 26, e260032, p. 1-16, jan. 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782021260032. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260032

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 67. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

FUZA, ngela Francine; MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva. Tecnologias digitais, letramentos e gêneros discursivos nas diferentes áreas da BNCC: reflexos nos anos finais do ensino fundamental e na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 25, e250009, p. 1-26, jan. 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782019250009. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782019250009

GREEN, Hannah; HANNON, Celia. Their space – Education for a digital generation. Londres: Demos, 2007.

HELOISA CRISTALDO, (Brasília). Agência Brasil. Censo Escolar: mais de 650 mil crianças saíram da escola em três anos. 2022. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2022-01/censo-escolar-mais-de-650-mil-criancas-sairam-da-escola-em-tres-anos. Acesso em: 10 jan. 2023.

IORIO, Juliana Chatti; SILVA, Adélia Verônica. Mobilidade em tempos de imobilidade: estudantes internacionais em Portugal durante a pandemia da covid-19. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 27, e270096, p. 1-19, jan. 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782022270096. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270096

MACHADO, Giovanni Bohm; MACHADO, Juliana Aquino; WIVES, Leandro Krug; SILVA, Gilberto Ferreira da. O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 26, e260048, p. 1-18, jan. 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782021260048. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260048

MELO NETO, José Augusto de; OLIVEIRA, Selma Suely Baçal de. Programa de inovação educação conectada: a nova política nacional para o uso das tecnologias digitais nas escolas públicas no Amazonas. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 27, e270084, p. 1-25, jan. 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782022270084. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270085

ORTIZ, Jaime Andrés Torres; CORRÊA, Thiago Henrique Barnabé. Aspectos pedagógicos del conectivismo y su relación con redes sociales y ecologías del aprendizaje. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 25, e250026, p. 1-22, fev. 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782020250026. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250026

PEREIRA, Talita Vidal. Ensino remoto não é “ensino”? Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 28, e280017, p. 1-17, jan. 2023. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782023280017. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280018

PONCE, Hugo Heredia; OLIVA, Manuel Francisco Romero; GONZÁLEZ, Carlos Gil. Las tecnologías aplicadas a la educación: el uso del booktuber para el desarrollo de la expresión oral. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 27, e270057, p. 1-25, jan. 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782022270057. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270057

RAMOS, Daniela Karine; VIEIRA, Rui Marques. Repercussões das tecnologias digitais sobre o desempenho de atenção: em busca de evidências científicas. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 25, e250048, p. 1-16, abr. 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782020250048. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250048

RAVALLEC, Carmen Teresa Gabriel Le; CASTRO, Marcela de Moraes. Ensino remoto como uma alternativa obrigatória: escola pública sob ameaça?. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 27, e270108, p. 1-24, fev. 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782022270108. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270108

SAMPAIO, Juliano Casimiro de Camargo. Educação: tecnologias, cultura hacker e ensino de artes. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 26, e260001, p. 1-15, jan. 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782021260001. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260001

SANTOS, Rodrigo Otávio dos; RUDNIK, Raquel Machado Lopes. Instagram e a educação: algumas considerações. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 27, e270099, p. 1-24, jan. 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782022270099. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270100

SILVA, Wagner Rodrigues; CAMPOS, Leonilde. Empoderamento profissional de alfabetizadoras em sessões virtuais colaborativas. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 27, e270114, p. 1-25, fev. 2022. FapUNIFESP (SciELO). DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270114

SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de; CERIGATTO, Mariana Pícaro. Mídia-educação no Ensino Médio: por que e como fazer. Educar em Revista, Curitiba, n. 44, p. 235-254, abr./jun. 2012. UNESP (São Paulo). Biblioteca Prof. Paulo de Carvalho Mattos (org.). Tipos de revisão de literatura. Botucatu: Unesp, 2015. 19 p. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602012000200015

Publicado

2023-08-31

Cómo citar

Avelar, R., & Bujokas de Siqueira, A. (2023). NUANCES DO APRENDIZADO ONLINE ANTES E DURANTE A PANDEMIA: UMA REVISÃO DE TEMAS DA ANPED E DA RBE. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 5(4), 113–129. https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.689

Artículos similares

<< < 38 39 40 41 42 43 44 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.