REPENSANDO UM CURRÍCULO QUE CONTEMPLE A LÍNGUA DO ALUNO VENEZUELANO NAS ESCOLAS EM BOA VISTA-RR

Visualizações: 128

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1540

Palavras-chave:

Currículo Escolar, Língua, Aluno Venezuelano

Resumo

O Estado de Roraima recebe um grande número de imigrantes advindos da Venezuela. Ao ingressar na escola, depara-se com uma língua diferente da sua, tornando-se um desafio. Considerando esse cenário, o presente estudo teve o objetivo de analisar como o currículo deve se apresentar no sentido de contemplar a língua do aluno venezuelano nas escolas em Boa Vista-RR. Para responder ao objetivo anunciado, o estudo se debruçou em uma abordagem qualitativa, com enfoque descritivo, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Inúmeros autores contribuíram para o alicerce desse estudo, destacando-se Sousa (2022), tratando a respeito do aluno imigrante em Roraima; Gomes (2007) conceituando o currículo; Vieira e Liberari (2021) dispondo acerca de um currículo voltado a atender o aluno venezuelano considerando seu contexto cultural e linguístico. Como resultado, exteriorizou-se a importância da estruturação de um currículo que contemple não somente a língua oficial do Brasil como também a língua materna do aluno venezuelano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelem Sena Magalhães, Universidade Estadual de Roraima

Aluna do Programa de Pós-graduação Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual de Roraima. 

Luciana Sousa Gomes, Colégio Estadual Vitória Mota Cruz

Especialização em Ensino de Português, Literatura e Redação pelo Claretiano-Centro Educacional.

Keila Sena da Silva, Universidade Estadual de Roraima

Especialização em Metodologia da Língua Espanhola pelo IBPEX.

Ednaldo Coelho Pereira, Universidade Estadual de Roraima

Doutor em Educação pela PUC-USP.

Kelene Sena da Silva, Universidade Estadual de Roraim

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Roraima.

Referências

ARAÚJO, Graciete dos Santos. Os desafios da educação intercultural no ensino da Língua Portuguesa no 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Caranã, Boa Vista – Roraima. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Roraima, 2020. Disponível em: https://www.uerr.edu.br/ppge/wp-content/uploads/2021/05/7.dissertacao-graciete-dos santos-araujo.pdf. Acesso em: 5 jan. 2024.

CURSINO, Carla Alessandra. Formação de professores numa perspectiva plurilíngue para acolhimento linguístico de estudantes migrantes/refugiados. Calidoscópio, [S. I.], v. 18, n. 2, p. 415-434, 2020. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.09. Acesso em: 5 jan. 2024.

GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, João Wanderley. (Org.). O texto na sala de aula; leitura e produção. 3 ed. Cascavel: Assoeste, 1984.

GOMES, Nilma Lino. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. In: BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

GROSSO, Maria José dos Reis. Língua de acolhimento, língua de integração. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 9, n. 2, p. 61-77, 2010. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/886. Acesso em: 5 jan. 2024.

LIZZI, Maria Sandreana Salvador da Silva; SFORNI, Marta Sueli de Faria. Relação entre pressupostos teóricos, currículo e organização do ensino. Educação em Revista, v. 39. Belo Horizonte, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/kxc6cqq9CZvjsXJgcXSRhTJ/?lang=pt#. Acesso em: 6 dez. 2023.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Currículo, conhecimento e cultura. In: MOREIRA, Antônio Flávio; ARROYO, Miguel. Indagações sobre currículo. Brasília: Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, p. 83-111, 2006.

MOURA, Silvana Mara Carvalho. Ensino de língua portuguesa para alunos migrantes venezuelanos no contexto escolar multicultural de Boa Vista/RR. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (PPGE), da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). Boa Vista – RR, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=12775635. Acesso em: 2 jan. 2024.

POHL, Ana Paula; SANTORUM, Karen Andressa Teixeira; BRANDENBURG, Cristine. Impactos na educação e formação através do bilinguismo na pré-escola. Educ. Form., [S. l.], v. 4, n. 11, p. 197–214, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2977. Acesso em: 30 jan. 2024.

SÃO BERNARDO, M. A. de. Português como língua de acolhimento: um estudo com imigrantes e pessoas em situação de refúgio no Brasil. 206f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4749603. Acesso em: 5 jan. 2024.

SATO, Cristina Misturini; GÓMEZ-PELLÓN, Eloy. Formação continuada de professores em educação intercultural: um estudo de caso em Antropologia Educacional. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e10357, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10357. Acesso em: 30 jan. 2024.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 24ª edição. São Paulo, Cortez, 2016.

SFORNI, Marta S. de F. Interação entre Didática e Teoria Histórico-Cultural. In: Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 375-397, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45965. Acesso em: 5 jan. 2024.

SOARES, Giseli Pimentel. Alfabetização e letramento de crianças haitianas no contexto escolar: desafios da prática docente. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado em Educação, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9882749. Acesso em: 5 jan. 2024.

SOUSA, Daiane do Nascimento Ferrais. Implicações linguísticas: (re) significações no ensino aprendizagem / de PLE para alunos venezuelanos na escola municipal irmã Leonildes Dal Pós. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13537243. Acesso em: 2 jan. 2024.

TUZZO, S. A.; BRAGA C. F. O processo de triangulação da pesquisa qualitativa: o metafenômeno como gênese. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, SP, v. 4, n. 5, p. 140-158, ago. 2016. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/38. Acesso em: 30 jan. 2024.

VIEIRA, Daniela Aparecida; LIBERALI, Fernanda Coelho. As atividades sociais como possibilidade para construção do currículo de português brasileiro para imigrantes. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Minas Gerais, v. 21, n. 1, p. 55-80, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/8hL6nRJnH5bCVkqn9pvKfQP/#. Acesso em: 5 jan. 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-04

Como Citar

Magalhães, K. S., Gomes, L. S., Silva, K. S. da, Pereira, E. C., & Silva, K. S. da. (2024). REPENSANDO UM CURRÍCULO QUE CONTEMPLE A LÍNGUA DO ALUNO VENEZUELANO NAS ESCOLAS EM BOA VISTA-RR. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(3), 01–14. https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1540

Edição

Seção

DOSSIÊ PRÁTICAS EDUCATIVAS NO SÉCULO XXI: DIÁLOGOS SOBRE LINGUAGENS, SABERES E INCLUSÃO

Artigos Semelhantes

<< < 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.