PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR: COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA

Visualizações: 29

Autores

  • Caroline Jaskulski Rupp
  • Paulo Roberto Cardoso da Silveira

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade; Educação; Comunicação; Sociedade.

Resumo

O Programa de Formação Interdisciplinar é um projeto de extensão vinculado ao curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) da Universidade Federal do Pampa, campus Itaqui. Este programa tem objetivo de promover a interação entre a comunidade acadêmica e desta com a sociedade, assumindo como características a pluralidade temática e a interdisciplinaridade. Podemos conceber o termo interdisciplinaridade como sendo composto por dois termos: inter – que significa ação recíproca, ou seja, ação de A sobre B e de B sobre A; e disciplinar – termo que diz respeito à disciplina, do latim discere – aprender. Porém, o termo disciplina também é associado a um tipo de saber específico, com objeto determinado, conhecimentos e saberes relativos a este objeto. A busca da interdisciplinaridade exige o diálogo entre disciplinas e a sua fecundidade recíproca, aperfeiçoando-se conceitos diante da necessidade de abordagem de problemas complexos de ordem social e/ou ambiental. Dessa forma, promove-se uma série de temas relacionados com a Ciência/Tecnologia, os quais estabelecem conexões com as diferentes áreas do conhecimento. Neste contexto, o Programa de Formação Interdisciplinar pretende abordar diversos temas, como: ciência, educação, meioambiente, cultura, desigualdade racial, pandemia, entre outros, visando qualificar a formação dos estudantes, a interação entre docentes e o diálogo com a sociedade. Os seminários ocorrem
em todas as quintas-feiras e em algumas terças-feiras, utilizando plataformas on-lines (Google Meet e videoconferências via Youtube) e tem contado com expressiva participação de docentes, discentes e membros da comunidade. Até o momento, tivemos três seminários on-lines sobre: “Perspectivas e Cenário atual da Pandemia de Covid-19” ministrado pela Profa. Débora Pellegrini; “Precarização e Privatização da Educação Pública em tempos de Pandemias” ministrado pelo Prof. Dr. César Beras e “Desigualdade de Gênero: Aspectos Gerais e Reflexos na Ciência” ministrado pelas professoras Dra. Caroline Bender e Dra. Caroline Rupp.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AIUB, Mônica. Interdisciplinaridade: da origem a atualidade. O Mundo da Saúde, v. jan/mar 30, p. 107-116, 2006.

RAYNAUT, Claude. Os desafios contemporâneos da produção do conhecimento: o apelo para Interdisciplinaridade. Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis – UFSC, v. 11, nº 1, p. 1-22, 2014.

RUPP, Caroline Jaskulski. Programa de Formação Interdisciplinar. Jornal Interdisciplinar de C&T. Disponível em: <http://www.jornalbict.com.br/post-noticia.php?id=64>. Acesso em: 29 Mar. 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Jaskulski Rupp, C. ., & Roberto Cardoso da Silveira, P. (2021). PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR: COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(5). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/121

Edição

Seção

RESUMOS I SEMINÁRIO ON-LINE DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

Artigos Semelhantes

<< < 35 36 37 38 39 40 41 42 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.