HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DO CEDUP TIMBÓ

DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A CULTURA ESCOLAR

Visualizações: 105

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.708

Palabras clave:

Educação Profissional e Tecnológica; Memória da EPT, História de instituição escolar; Cultura escolar; CEDUP Timbó.

Resumen

Este artigo faz parte de uma pesquisa em andamento que investiga a história da implantação do Centro de Educação Profissional Timbó (CEDUP Timbó), nos anos de 2000 a 2004, sob a perspectiva da cultura escolar. O CEDUP Timbó é uma escola pública, vinculada e mantida pelo Governo do Estado de Santa Catarina, que oferece educação profissional de nível médio, nas formas concomitante e subsequente. Neste artigo apresenta-se parte da fundamentação teórica voltada para cultura escolar no estudo da história das instituições escolares. Busca-se compreender as possíveis interferências sociais e políticas que esta escola sofreu no período de sua implantação no município de Timbó. Utilizou-se como metodologia a pesquisa  bibliográfica e documental sobre Educação Profissional. O objetivo é compreender as possíveis influências que levaram à implantação dessa escola, sob a perspectiva da cultura escolar. Parte dos resultados obtidos apontam que um dos possíveis motivos da implantação do CEDUP, foi a ênfase na descentralização administrativa adotada pelo Governo do Estado de Santa Catarina e amparada na Lei Complementar n.243, de 2003 . Além disso, interesses da comunidade local culminaram esforços políticos municipais na instauração de uma escola profissionalizante.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Reginaldo Leandro Plácido, Instituto Federal Catarinense

Doutor em Educação, Professor do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e do Programa de Mestrado em Geografia (ProfGEO) do Instituto Federal Catarinense, Brasil.

Citas

BRASIL, RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 5 DE JANEIRO DE 2021. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578 Acesso em: 14 de ago.2022

CASTRO et al., História Socioespacial Do Trabalho No Brasil, Educação Profissional E Tecnológica e a Questão Regional. Revista Labor, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em:

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/55371/1/2020_art_cacastrorlpl%c3%a1cido.pdf. Acesso em 18 jun.2022.

CEDUP Timbó, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CEDUP TIMBÓ, 2022. Acervo Escolar.

FERREIRA, Cristina; KOEPSEL, Daniel Fabrício. Representações da cidade: discussões sobre a história de Timbó Blumenau: Edifurb; Timbó: Fundação Cultural, 2008.

GIL, Antônio Carlos, Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo : Atlas, 2002.

JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira De História Da Educação, v.1,n. 1 [1], p. 9-43, 2001. Disponível em:

https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749. Acesso em 01 Jul.2022.

MATTEI, Lauro. Mudanças recentes na política de descentralização do estado em Santa Catarina. Revista Política e Planejamento Regional.Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, julho/ dezembro 2016, p. 243 a 262. ISSN 2358-4556.

MORAES, R.; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3ª ed. rev. e ampl. Ijuí. Ed.Unijuí. 2016.

PLACIDO, R.L.; SHIRLEY BENKENDORF,.K.J.; DENISE TODOROV,M. Porosidade e Permeabilidade: Uma abordagem mesoanalítica na história das instituições escolares a partir da cultura escolar. Revista Metodologia e Aprendizado, [S.I.], v. 4, p. 183-196, 2021. DOI: 10.21166/metapre. v4i.2221. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.21166/metapre.v4i.2221

https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/metapre/article/view/2221 Acesso em 02 jun.2022.

SANTA CATARINA, Constituição do Estado de Santa Catarina, 1989. Diário da Assembleia Legislativa nº 3.306 de 19/10/1989 Disponível em:

http://leis.alesc.sc.gov.br/html. Acesso em 01 de jun.2022.

Publicado

2023-08-31

Cómo citar

Schneider Hinsching, R. A., & Plácido, R. L. (2023). HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DO CEDUP TIMBÓ: DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A CULTURA ESCOLAR. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 5(4), 247–266. https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.708

Artículos similares

<< < 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.