O QUE DIZEM AS TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE ENSINO DE PALEONTOLOGIA NO BRASIL UMA ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA
Visualizações: 446DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v5i5.626Palabras clave:
Ensino de Paleontologia, Teses e dissertações, Bases de dadosResumen
O ensino de Paleontologia encontra-se em crescimento no Brasil, devido às constantes descobertas, bem como pela importância dos sítios fossilíferos presentes em nosso país. Assim, compreender mais sobre esta ciência é fundamental tanto para preservação, como para compreendermos mais sobre a vida no passado. Dito isso, este trabalho tem por objetivo identificar a produção acadêmica brasileira sobre o ensino de Paleontologia no período de 2005 a 2020, a partir das bases de dados: Catálogo de Teses e Dissertações (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Após análise dos dados coletados nas plataformas, tendo como descritor a palavra “paleontologia” e os refinamentos relacionados ao ensino, chegou-se a um total de 10 dissertações, de um total de 32 encontradas. Tais estudos versavam sobre diversos contextos da Paleontologia, seja em aplicações práticas de sala de aula ou trabalhos teóricos. Além disso, estes estão presentes nas regiões sul, sudeste e centro-oeste, abordando diversas questões como: abordagem em diretrizes, livros didáticos, desenvolvimento de jogos, abordagem da Paleontologia com estudantes do ensino fundamental e médio, e formação de professores. Por fim, identificou-se que existe uma lacuna na área, ou seja, um campo para o desenvolvimento de novas propostas e aplicações.
Descargas
Citas
BILAR, Jéssica de Góes; COUTINHO, Renato Xavier. Aspectos metodológicos no ensino de química: análise cienciométrica. Educación química, v. 32, n. 2, p. 88-97, 2021.
BORGES, Ariany Palhares Oliveira. A in(ex)clusão do estudante surdo em aulas de ciências: análise de uma proposta didática envolvendo museu e escola com base no método da lembrança estimulada. Dissertação de Mestrado, 2018.
BILAR, JÉSSICA DE GÓES; COUTINHO, RENATO XAVIER. Aspectos metodológicos no ensino de química: análise cienciométrica. Educación química, v. 32, n. 2, p. 88-97, 2021. DOI: https://doi.org/10.22201/fq.18708404e.2021.2.76554
BORGES, Ariany Palhares Oliveira. A in(ex)clusão do estudante surdo em aulas de ciências: análise de uma proposta didática envolvendo museu e escola com base no método da lembrança estimulada. Dissertação de Mestrado, 2018.
CAPES - COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. GeoCAPES Visão Analítica – 2005/2020. Disponível em:< https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/>. Acesso em: 14 Mar. 2022.
COUTINHO, RENATO XAVIER et al. Análise da produção de conhecimento da Educação Física brasileira sobre o cotidiano escolar. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 9, n. 17, p. 491-516, 2012. DOI: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2012.v9.300
GATINHO, Malena Marília Martins. Desafios e possibilidades da paleontologia na educação básica: uma proposta de livro paradidático para o professor. Dissertação de Mestrado, 2020.
DA CRUZ, Suzana de Fátima Camargo Ferreira. Paleontologia e Geografia: uma abordagem teóricometodológica a partir dos sítios paleontológicos existentes na área urbana de Ponta Grossa-PR. Dissertação de Mestrado, 2008.
DIAS, Bruna Borba; MARTINS, , Rodrigo Milek. Métodos Didáticos no Ensino da Paleontologia na Educação Básica do Brasil. Anuario do Instituto de Geociencias, v. 41, n. 2, 2018. DOI: https://doi.org/10.11137/2018_2_22_30
HOHEMBERGER, Rômulo. O uso de fósseis como temática para a abordagem da paleontologia no ensino de ciências. Dissertação de Mestrado, 2018.
HOHEMBERGER, Rômulo et al. A paleontologia na perspectiva do ensino: uma análise cientométrica. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 15, p. e019025, 2019. DOI: 10.20396/td.v15i0.8653339. DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8653339
HOHEMBERGER, Rômulo et al. O ensino de Paleontologia: interpretações de uma abordagem contextualizada à realidade local. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 1, p. 1-23, 11 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v12n1a19
KUNDLATSCH, Aline; AGOSTINI, Gabriela; RODRIGUES, Gabriela Leonel. Um estudo com bases cienciométricas sobre experimentação na revista Química Nova na Escola. Scientia Naturalis, v. 1, n. 3, 2019.
MACIAS-CHAPULA, Cesar. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da informação, v. 27, n. 2, 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19651998000200005
MOREIRA, Paulo Henrique Arana. Potenciais didáticos pedagógicos do filme de ficção científica Jurassic Word: uma análise fílmica diferenciada. Dissertação de Mestrado, 2017.
NIETO, NIETO, Daniel Romero; FESHARAKI, Omid. Paleontología y enseñanza obligatoria, fuentes y grado de conocimiento. In; XII Encuentro de jóvenes investigadores em Paleontología, Boltaña, 2014, p. 211 -213.
NIZER, Marlon William. A Paleontologia como ferramenta de ensino para estudantes do ensino médio. Dissertação de Mestrado, 2019.
NOBRE, Suelen Bomfim. Paleontologia e palinologia na formação de professores: perspectivas e estratégias para o ensino de ciências e biologia na educação básica. Dissertação de Mestrado, 2014.
PEREZ, Cassiana Purcino; DE ANDRADE, Luana Cardoso; RODRIGUES, Morgania Ferreira. Desvendando as Geociências: alfabetização científica em oficinas didáticas para o ensino fundamental em Porto Velho, Rondônia. Terræ Didatica, v. 11, n. 1, p. 42-51, 2015. DOI: https://doi.org/10.20396/td.v11i1.8637309
RAZERA, Julio César Castilho. Contribuições da cienciometria para a área brasileira de Educação em Ciências. Ciência e Educação, Bauru, v. 22, n. 3, p. 557-560, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320160030001
RIBEIRO, Rafael Araújo. Aprendendo com os dinossauros: análise da exposição" Dinossauros (?) no IG". Dissertação de Mestrado, 2020.
SAMPAIO, Willian Franklin. A paleontologia no ensino de ciências: uma proposta de formação continuada para professores. Dissertação de Mestrado, 2020.
SILVA, Jéssica Vanessa Diniz; DA SILVA, Leiliane Alves; NETO, José Euzebio Simões. Revisão Cienciométrica Sobre Questões Sociocientíficas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIII ENPEC, 2021. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v9i1.11651
GUERRA-SOMMER, Margot.; SCHERER, Claiton. Marlon dos Santos. Sítios paleobotânicos dos Arenito Mata (Mata e São Pedro do Sul) RS: uma das mais importantes “florestas petrificadas” do planeta. Schobbenhaus, C.; Campos, DA; Queiroz, ET; Winge, M, p. 3-10, 2002.
SUTERIO, Graciela Marques. Aprender ciências no ensino fundamental na perspectiva da teoria da complexidade: in (ter) venções em uma viagem pelo período paleolítico. Dissertação de Mestrado, 2017.
VANTI, Nadia Aurora Peres. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 152-162, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652002000200016
ZUCON, M. H. et al. O ensino de Paleontologia e a percepção dos alunos do curso de Biologia da Universidade Federal de Sergipe. v. 1. Anais do IV Colóquio Intern. Educ. e Contemporaneidade, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.