O DESENVOLVIMENTO DE ASSENTAMENTOS RURAIS E A FUNÇÃO DA EXTENSÃO RURAL

O CASO DO ASSENTAMENTOS SÃO JOAQUIM NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO LIVRAMENTO

Visualizações: 480

Autores/as

Palabras clave:

Desenvolvimento Rural, Assentamento Rural, Políticas Públicas, Extensão Rural

Resumen

O desenvolvimento rural refere-se às estratégias e políticas destinadas a melhorar e criar condições para que as comunidades rurais possam se desenvolver de maneira sustentável e equitativa, beneficiando a população local, bem como a economia e o meio ambiente em geral.  Nesse sentido, este artigo tem por objetivo discutir a caracterização da reforma agrária, os assentamentos rurais e a Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES), com vista a analisar a realidade do assentamento São Joaquim e as demandas e estratégias necessárias para o seu desenvolvimento, bem como, evidenciar  a necessidade da efetivação da política pública de Extensão Rural. Para isso, o  Grupo Interdisciplinar de Estudos em Desenvolvimento Rural pesquisa (GIEDER) da Universidade Federal do Pampa - Campus Itaqui realizou coleta e análise de dados do assentamento, evidenciando características relevantes que necessitam de qualificação para proporcionar o desenvolvimento das famílias. Desse modo, pode-se notar a evolução do assentamento e as melhorias que devem ser realizadas, visualizando a importância da extensão rural para dispersão de conhecimentos e técnicas visando o seu desenvolvimento. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vinicius Piccin Dalbianco, Universidade Federal do Pampa

Professor da Universidade Federal do Pampa, Unipampa - Campus Itaqui.

Camila da Silva Alderete, Universidade Federal do Pampa

Aluna do Curso de Agronomia da Universidade Federal do Pampa.

Jéssica Ketelin Conceição Tobias, Universidade Federal do Pampa

Aluna do Curso de Agronomia da Universidade Federal do Pampa.

Nádia Rosana Fernandes de Oliveira, Universidade Federal do Pampa

Professora da Universidade Federal do Pampa.

Citas

COPTEC – COOPERATIVA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS LTDA. Plano de Recuperação do Assentamento São Joaquim: Santana do Livramento/RS, 2009.

DALBIANCO, V. P. A institucionalidade do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) NO/RS. In: Uma nova extensão rural pública: a experiência pluralista e descentralizada da Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) no Estado do Rio Grande do Sul / organizadores Vinicius Piccin Dalbianco... [et al.], – Ijuí: ed. Unijuí, 2018.

DALBIANCO, V. P.; NEUMANN, P. S. Rumos da Ates no RS: em direção à constituição de um sistema descentralizado?. In: DIESEL, V.; NEUMANN; P. S.; SÁ, V. C. (Orgs.). Extensão Rural no contexto do pluralismo institucional: reflexões a partir dos serviços de Ates aos assentamentos da reforma agrária no RS. Ijuí: Ed. Unijuí, 2012.

FLECH, E. M.; FRIEDERICH, G. Um Sistema Integrado de Gestão Rural (SIGRA) como Instrumento de Gestão da Atuação em Rede. In: Uma nova extensão rural pública: a experiência pluralista e descentralizada da Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) no Estado do Rio Grande do Sul / organizadores Vinicius Piccin Dalbianco... [et al.], – Ijuí: ed. Unijuí, 2018.

LEITE, S. Por uma economia política da reforma agrária: custo de implantação e infra-estrutura nos assentamentos rurais paulistas (1984-1989). p. 287-313. In: MEDEIROS, L. S. et. al. Assentamentos rurais: uma visão interdisciplinar. São Paulo: ED.UNESP, 1994.

MIRANDA, A. C. Reforma agrária e desenvolvimento rural: estudo de caso dos assentamentos de São Paulo. São Paulo: Annablume, 2015.

NASCIMENTO, C. G. Políticas "Públicas" e Educação do Campo: em busca da cidadania possível?. Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 7, p. 178-198, 2009.

OLIVEIRA, C.L. Caminhos e descaminhos da extensão rural no Assentamento Santa Mônica, Terenos/MS. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados, 2023. Disponível em: https://portal.ufgd.edu.br/setor/biblioteca/repositorio.

OXFAM BRASIL. A economia do 1%, . Disponível em:https://www.oxfam.org.br/noticias/no-brasil-1-das-propriedades-detem-metade-da-area-rural/ . Acesso em: 25 de Fev. 2022.

SANTOS, Arlei Rosa dos. Desenvolvimento rural e políticas públicas em assentamentos rurais: estudo de caso na Fazenda Monte Alegre SP. 2017. Dissertação (Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9601.

SIGRA 2016. Sistema Integrado de Gestão Rural da ATES. Universidade Federal de Santa Maria. 2016. Disponível em: www.sigra.net.br. Acesso em: Out. 2022.

VEIGA, José Eli. O que é reforma agrária. São Paulo: Brasiliense, 2005. (Coleção primeiros passos; 33).

Publicado

2023-05-03

Cómo citar

Piccin Dalbianco, V. ., da Silva Alderete, C. ., Ketelin Conceição Tobias, J. ., & Rosana Fernandes de Oliveira, N. . (2023). O DESENVOLVIMENTO DE ASSENTAMENTOS RURAIS E A FUNÇÃO DA EXTENSÃO RURAL: O CASO DO ASSENTAMENTOS SÃO JOAQUIM NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO LIVRAMENTO. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 5(2), 125–146. Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/583

Artículos similares

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.