JOGANDO QUEIMADA E APRENDENDO A TABUADA
EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM ELEMENTOS DE JOGOS EM CONTEXTO DE ENSINO
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Metodologias Ativas, Gamificação, Ensino de Tabuada, MultiplicaçãoResumen
Neste artigo discute-se a importância de adotar metodologias ativas e incorporar elementos do contexto de jogos no cotidiano de sala de aula. Para isso, descreve-se a experiência da gamificação nas aulas de matemática como ferramenta metodológica complementar no processo de ensino e aprendizagem da tabuada para alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, durante a qual foi adaptado o jogo “queimada” para uma sequência didática que buscou elevar o aluno ao papel de protagonista de sua aprendizagem. Por meio da sequência didática, identificou-se que todos os alunos envolvidos aderiram à atividade, participando ativamente e com entusiasmo da resolução das questões da tabuada das quatro operações, em especial a de multiplicação. A experiência comprova que a utilização da gamificação na educação, como ferramenta metodológica de apoio no processo de ensino-aprendizagem, proporciona prazer e fixação do conhecimento. Com isso, conclui-se que a gamificação pode se tornar uma relevante ferramenta didática pedagógica de apoio para o ensino de diversos temas, pois é uma tentativa de tornar o ambiente escolar mais agradável e de buscar diversificadas metodologias de ensino para garantir a aprendizagem.
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