JOGANDO QUEIMADA E APRENDENDO A TABUADA

EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM ELEMENTOS DE JOGOS EM CONTEXTO DE ENSINO

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Autores

  • Lucia Maria Assis Universidade Federal Fluminense
  • Josefa Rodrigues Universidade Federal do Norte do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-3826-1092
  • Nilo Marinho Pereira Junior Universidade Federal do Norte do Tocantins

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Gamificação, Ensino de Tabuada, Multiplicação

Resumo

Neste artigo discute-se a importância de adotar metodologias ativas e incorporar elementos do contexto de jogos no cotidiano de sala de aula. Para isso, descreve-se a experiência da gamificação nas aulas de matemática como ferramenta metodológica complementar no processo de ensino e aprendizagem da tabuada para alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, durante a qual foi adaptado o jogo “queimada” para uma sequência didática que buscou elevar o aluno ao papel de protagonista de sua aprendizagem. Por meio da sequência didática, identificou-se que todos os alunos envolvidos aderiram à atividade, participando ativamente e com entusiasmo da resolução das questões da tabuada das quatro operações, em especial a de multiplicação. A experiência comprova que a utilização da gamificação na educação, como ferramenta metodológica de apoio no processo de ensino-aprendizagem, proporciona prazer e fixação do conhecimento. Com isso, conclui-se que a gamificação pode se tornar uma relevante ferramenta didática pedagógica de apoio para o ensino de diversos temas, pois é uma tentativa de tornar o ambiente escolar mais agradável e de buscar diversificadas metodologias de ensino para garantir a aprendizagem.

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Biografia do Autor

Lucia Maria Assis, Universidade Federal Fluminense

Professora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Professora associada na  Universidade Federal  Fluminense.

Josefa Rodrigues, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Especialização em Arte-Educação e Mestranda do Programa em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e Professora Efetiva da Educação Básica.

Nilo Marinho Pereira Junior, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFNT. Mestre em Letras: ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (2019), possui pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior (UNIRG) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2007). Atualmente é bibliotecário da Universidade Federal do Norte do Tocantins.

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Publicado

2023-05-03

Como Citar

Assis, L. M., Rodrigues dos Santos, J. ., & Pereira Junior, N. M. (2023). JOGANDO QUEIMADA E APRENDENDO A TABUADA : EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM ELEMENTOS DE JOGOS EM CONTEXTO DE ENSINO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(2), 23–35. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/454

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