PRECEDENTES HISTÓRICOS ACERCA DA UNIVERSALIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
Visualizações: 86Palabras clave:
Constituição Federal, Direitos Humanos, Direitos FundamentaisResumen
Os Direitos Humanos representam uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Esses direitos são fundamentais porque sem eles a pessoa humana não consegue existir ou não é capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida. O texto aqui apresentado possui como objetivo realizar uma descrição dos precedentes históricos da universalização dos Direitos Humanos no mundo e após a consolidação destes no Brasil. No que diz respeito ao enquadramento metodológico, este trabalho é de viés exploratório, e a natureza do artigo é teórica. Já a abordagem do problema se deu de forma qualitativa. Sendo assim, este estudo é aplicado e o procedimento técnico utilizado foi a pesquisa bibliográfica.
Descargas
Citas
BRASIL. Constituição. Brasília: Senado Federal, 1988.
COMPARATO, Fábio Konder. Fundamentos dos Direitos Humanos. Instituto de Estudos Avançados da Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 1997.
COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 7º ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
CULLETON, Alfredo (org.). Curso de Direitos Humanos. São Leopoldo: Unissinos, 2009.
MALHEIRO, Emerson. Os Direitos Humanos e Segunda Grande Guerra Mundial. 2011. Disponível em: http://emersonmalheiro.blogspot.com.br/2011/02/os-direitos-humanos-e-segunda-grande.html. Acesso em 01 jan. 2022.
NUNES, Rizzatto. O princípio constitucional da Dignidade da pessoa Humana. São Paulo: Saraiva, 2009.
PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. 14º ed., rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2013.
SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988. 9. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.