AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA

PROTAGONISMO DO ESTUDANTE E RELAÇÃO COM A REALIDADE SOCIAL

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Autores/as

  • Susana Schwartz Basso Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Luci dos Santos Bernardi Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões https://orcid.org/0000-0001-6744-9142

Palabras clave:

Trabalho com projetos, Cenários para investigação, Estudante protagonista

Resumen

O presente estudo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de Trabalho com Projetos na perspectiva investigativa com foco na participação dos estudantes no processo educativo, constituindo-se em ambientes de aprendizagem promotores do protagonismo dos estudantes e do estabelecimento de forte relação com a realidade social. Está ancorado essencialmente em duas bases teóricas: a filosofia de educação, do americano John Dewey (1959), e o conceito de cenários para investigação, postulado pelo dinamarquês Ole Skovsmose (2000, 2001, 2010). O estudo, de cunho bibliográfico, evidencia que a perspectiva defendida por esses autores promove um Ambiente de Aprendizagem que possibilita a participação ativa dos estudantes, mobilizando o protagonismo para/na construção do conhecimento. Os argumentos fazem um convite para pensarmos sobre nosso posicionamento enquanto professores/as, evidenciando que é preciso revisitar e ressignificar conhecimentos e práticas pedagógicas, adentrando a chamada Zona de Risco. O desafio que inquieta é como de fato efetivar o Trabalho com Projetos nas escolas, hoje, considerando uma perspectiva investigativa, em que o estudante seja um sujeito atuante e reflexivo.

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Biografía del autor/a

Susana Schwartz Basso, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). Professora de Educação Básica de Taquaruçu do Sul/RS e Frederico Westphalen/RS. Mestre em Educação - Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW), vinculada à Linha de Pesquisa Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas. Professora de Educação Básica de Taquaruçu do Sul/RS e Frederico Westphalen/RS.

Luci dos Santos Bernardi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Educação Científica e Tecnológica  e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW), vinculada à Linha de Pesquisa Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas

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Publicado

2023-05-03

Cómo citar

Basso, S. S., & Bernardi, L. dos S. (2023). AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PROTAGONISMO DO ESTUDANTE E RELAÇÃO COM A REALIDADE SOCIAL. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 5(2), 91–109. Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/406

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