CASA DE CULTURA POMPÍLIO NEVES DE FREITAS: UM PATRIMÔNIO DE REPRESENTATIVIDADE LGBTQIA+

Visualizações: 137

Autores

  • Wendell de Oliveira Lucena
  • Rafaeli Albrich Naressi
  • Rafaeli Albrich Naressi
  • Alan Dutra de Melo

Palavras-chave:

Casa de Cultura; Pompílio Neves de Freitas; Patrimônio; Jaguarão-RS; LGBTQIA .

Resumo

No presente trabalho realizamos uma análise histórica sobre Casa de Cultura Pompílio Neves De Freitas um patrimônio tombado em dois níveis: estadual pelo Iphae RS (IPHAE, 1986), e a nível federal pelo Iphan (IPHAN, 2011), localizado em Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil. A sua historia é repleta por transitoriedades, já que antes de ser uma casa de cultura sua edificação teria sido erguida com o propósito de imóvel residencial n o ano de 1815, com o passar do tempo, no ano 1903, o espaço ser transformou no Colégio Espírito Santo e em 1915 o prédio passou a hospedar a Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis. Já no ano de 1920 o prédio foi adquirido pelo Estado se tornado então o fórum da cidade. No ano de 1995, o prédio foi cedido à prefeitura passando assim a chamar-se “Casa de Cultura Pompílio Neves de Freitas”, em homenagem ao estilista Jaguarense, amante do carnaval, assumidamente homossexual. Pompílio criava fantasias e roupas não só para a alta sociedade,
como também para si, já que por muitas vezes participava de desfiles e consequentemente era premiado. Ele passou por diversas escolas de samba, faleceu no em 2003, aos 50 anos. E, em sua homenagem a Casa de Cultura recebe seu nome. O prédio se desataca não só por sua arquitetura eclética, mas como um espaço de aceitação e interação da comunidade LGBTQIA+, uma vez que esses sujeitos não eram aceitos pela população em outros locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Fonte: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/jaguarao/panorama acesso em 21 de out. de 2019.

INSITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL -IPHAN. O Conjunto histórico e paisagístico de Jaguarão – RS. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/sigwebjaguarao/files/2014/09/Dossi%C3%AA-TombamentoJaguar%C3%A3o.pdf> . Acesso em: 21 de out. 2019.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - IPHAE RS. Tombamento Fórum – Jaguarão. Disponível em http://www.iphae.rs.gov.br/Main.php?do=BensTombadosDetalhesAc&item=18806 Acesso em: 21 de out. 2019.

JORNAL TRADIÇÃO REGIONAL. Unidos do Fragata desfila como campeã do carnaval pelotense. Fonte: http://antigo.jornaltradicao.com.br/site/content/cultura_e_turismo/index.php?noticia=5355 acesso em: 21 de out. 2019.

MAINARDI, Maristal Pereira. O Luxo e o Brilho do Estilista Pompílio: dos salões socias á passarela do samba. – 1a ed. Editora Livraria Mundo, 2005.

REIS, T., org. Manual de Comunicação LGBTI+. 2ª edição. Curitiba: Aliança Nacional LGBTI / GayLatino, 2018

SCHlÜTER, Regina G. Metodologia da pesquisa em turismo e hotelaria. Aleph. 192 p.São Paulo: 2003.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico / Antônio Joaquim. Severino. – 23. ed. rev. e atual.- São Paulo : Cortez, = 2007.

UNIPAMPA. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo. Fonte: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/turismo/objetivo-do-curso/ acesso em 21 de out. de 2019.

VENTURI, Gustavo. Diversidade sexual e homofobia no Brasil. Editora Fundação Perseu Abramo, 2011.

VISITE JAGUARÃO. História Fonte: https://www.visitejaguarao.com.br/sobrejaguarao/historia/ acesso em 21 out. de 2019.

VISITE JAGUARÃO. Pompílio de Neves Freitas. Fonte: https://www.visitejaguarao.com.br/sobre-jaguarao/jaguarenses-ilustres/pompilio-neves-defreitas/ acesso em: 21 de out. de 2019.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

de Oliveira Lucena, W. ., Albrich Naressi, R. ., Albrich Naressi, R. ., & Dutra de Melo, A. . (2021). CASA DE CULTURA POMPÍLIO NEVES DE FREITAS: UM PATRIMÔNIO DE REPRESENTATIVIDADE LGBTQIA+. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(2). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/30

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)